No artigo Lives: O Que São e Porque Você Deve Utilizás Imediatamente em Seu Negócio, contamos um pouco da história das lives para ilustrar sua importância e seu poder sobre a audiência e as conversões. Vamos agora falar um pouco mais da metodologia de produção das lives que geram resultados.
As lives e as transmissões ao vivo vêm mostrando grande impacto nos negócios atualmente. Basta rolar sua timeline no Facebook para observar as diversas transmissões ao vivo acontecendo. A mesma coisa ocorre no Youtube. São incontáveis canais transmitindo ao vivo.
OS VÍDEOS ARRECADAM QUASE TANTO QUANTO A INDÚSTRIA DO CINEMA
Os vídeos são hoje o conteúdo mais consumido no mundo. É a melhor maneira de você entregar conteúdo e consequentemente aumentar a sua autoridade e seu engajamento frente à sua audiência. E se você pudesse fazer tudo isso ao vivo? Talvez você esteja querendo fazer (ou já fez) alguma transmissão ao vivo.
Segundo pesquisa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, os vídeos ao vivo movimentaram no ano passado mais de 4 bilhões de dólares. A reportagem destacou ainda que o mercado de vídeos ao vivo arrecada quase tanto quanto a indústria do cinema. O crescimento estimado foi de 175%.
QUE TAL TER SEU PRÓPRIO CANAL DE TV?
Os avanços tecnológicos de hoje em dia possibilitam que pessoas comuns, como eu e você, consigam criar os seus próprios “canais de TV”, destacando-se da multidão e engajando cada vez mais com suas audiências. Aqueles recursos que pareciam somente possíveis na televisão hoje estão disponíveis para qualquer pessoa, que pode, então, fazer suas próprias transmissões ao vivo. Isso aumenta a autoridade, o posicionamento e as vendas.
OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM AS LIVES OU TRANSMISSÕES AO VIVO
Mas nem tudo são flores. Se você não fizer isso da forma correta, se não fizer suas transmissões de modo a aumentar sua autoridade, você vai acabar dando um tiro no próprio pé. Aquilo que você achou que poderia potencializar o seu negócio vai acabar sendo um fator de fechamento dele.
PLANEJAR, EXECUTAR E ENGAJAR
Você precisa entender que transmitir ao vivo não é simplesmente apertar o botão de transmitir e começar a falar aquilo que lhe vem à cabeça. Para gerar negócios, utilizando as lives, você precisa saber como planejar, executar e fazer com que as pessoas engajem durante a sua transmissão.
OS 3 PASSOS PARA CRIAR LIVES DE RESULTADOS
Para se tornar um especialista em lives, especialista em vídeos ao vivo, você precisa aprender e aplicar três passos simples que o John, nosso mentor de lives, explica em seu curso.
1. PLANEJE CORRETAMENTE A SUA LIVE
O passo número um é o planejamento. Você precisa saber exatamente qual é o conteúdo que você vai entregar. Sabendo qual o conteúdo, fica muito mais fácil você colocar todos os elementos visuais que irão compor a sua transmissão. Quando você estiver ao vivo, vai ficar difícil colocar elementos.
DETERMINE MOMENTOS PARA INSERIR OS ELEMENTOS
Não é impossível não, você consegue fazer, mas é muito importante que, antes de você entrar na sua transmissão, antes de você apertar o botão “transmitir”, você tenha tudo planejado. Determine o momento em que você quer que aquele banner apareça, o momento em que você quer que aquele depoimento passe, o momento em que qualquer coisa entre em ação durante a sua transmissão ao vivo.
ESTABELEÇA O ROTEIRO DA LIVE
Além disso é importante que você crie roteiros para suas transmissões, ou pelo menos bullets points, que são aqueles tópicos que você vai abordar enquanto você está ao vivo. Não pense que é fácil apertar o botãozinho de transmitir e sair falando. É importante que você consiga roteirizar sua transmissão ao vivo. Isso sim vai aumentar o engajamento da sua transmissão e vai alavancar a autoridade que você tem perante a sua audiência.
2. CONFIGURE O SOFTWARE QUE EXECUTA SUAS LIVES OU TRANSMISSÕES AO VIVO
O passo número dois é a configuração. Tudo bem você roteirizar, planejar sua live; mas você precisa entender as configurações do software que você utilizará para fazer as suas transmissões ao vivo. O John indica um software gratuito em seu curso.
EVITE PIPOCOS, DISTORÇÕES E TRAVAMENTOS
É necessário configurar as plataformas, tanto do Youtube, quanto do Facebook para rodar as suas lives. É aqui que a grande maioria se perde, porque não saber fazer as configurações. A transmissão ao vivo acaba ficando cheia de legs, cheia de de pipocos, distorcida. Isso decorre do mau planejamento e configuração, tanto do software, quanto das plataformas que recebem a transmissão ao vivo.
QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE FAZER UMA TRANSMISSÃO AO VIVO
No curso do John, ele mostra exatamente tudo o que você precisa para fazer uma transmissão ao vivo desde o básico ao avançado. Você pode estar pensando: “John, mas eu não tenho os equipamentos necessários.” E se eu disser pra você que é possível você começar com a sua webcam normal, a webcam do seu notebook.
Não tem notebook? Então que tal você começar com o seu celular, um celular Android? John ensina como você pode fazer, dentro do curso, para utilizar o seu celular Android como uma Webcam. Então você não tem mais essa desculpa.
3. POSICIONE CORRETAMENTE SUA LIVE OU TRANSMISSÃO AO VIVO
O terceiro ponto que você precisa ter em conta para se tornar um especialista em lives é o posicionamento. De nada adianta você ter o melhor show, se você não tiver um público para te assistir. Existem estratégias para posicionar as lives no Youtube antes mesmo dela acontecer.
DIVULGUE SUA LIVE SEM GASTAR
“O Google mostra minhas lives antes que elas aconteçam, antes que elas entrem no ar”. Afirma o John. Há também estratégias avançadas de divulgação para suas lives, tudo sem gastar nenhum centavo, tudo de forma orgânica. Você vai impactar muito mais pessoas utilizando as técnicas de quem já aprendeu a transmitir lives de resultados.
POSICIONE SUA LIVE ANTES DELA ACONTECER
É possível posicionar um vídeo antes que ele aconteça? “Sim.” Explica o John: “Desde o 11 de setembro, aquela tragédia que aconteceu, a SERP do Youtube e do Google mudaram. Naquele período, as pessoas buscavam informações sobre aquela tragédia e acabavam encontrando vídeos muito antigos.
Tanto a plataforma do Google, quanto a do Youtube, perceberam que precisavam mudar alguma coisa no algoritmo. Hoje elas entregam (se você souber fazer da forma correta) os vídeos mais recentes primeiro.”