Pular para o conteúdo

Marketing boca a boca – o parceiro esquecido no marketing na internet

[ad_1]

O marketing boca a boca existe muito antes do advento das comunicações eletrônicas modernas e muito antes da Internet. É, portanto, surpreendente constatar que, até hoje, esses dois conceitos são vistos como mutuamente exclusivos e não complementares.

O que é marketing boca a boca?

Esta forma de marketing também é muitas vezes referida como Publicidade boca a boca, que envolve o processo de encorajar e influenciar ativamente uma conversa orgânica sobre um produto, marca, recurso ou até mesmo uma mensagem ou evento corporativo específico. É então deixado para seus funcionários, clientes ou clientes espalharem as notícias e defenderem a mensagem principal. Uma frase mais comumente usada para isso é referir-se a ele como marketing viral.

É sabido que tem vantagens na medida em que é recebido positivamente ao entrar no mercado pretendido. Porém, tem suas desvantagens se a mensagem for vaga e direcionada a um grupo específico, seja ele racial, cultural, machista, religioso, rico, pobre, etc.

Por outro lado, o marketing online precisa de pouca introdução, pois somos bombardeados diariamente por meio de sites, mídias sociais e outras plataformas de mídia digital. Mais formalmente, trata-se de capturar e aprimorar a experiência do cliente em momentos críticos. Trata-se também de construir relacionamentos e se adaptar constantemente por meio de vários canais para atingir clientes específicos.

Então, onde está a sinergia entre o marketing boca a boca e o marketing online?

A resposta é sem dúvida marketing afiliado, que consiste em vender ou promover bens e serviços de outras pessoas e então ser pago por isso. Podem ser produtos físicos por meio da Amazon e produtos digitais por meio de plataformas de marketing on-line, como o ClickBank. O afiliado simplesmente procura um produto que tenha um alto apelo visual ou pessoal, então promove esse produto ou serviço e é recompensado de uma forma ou de outra.

Em muitos casos, as empresas incentivam seus funcionários a informar amigos ou familiares sobre novas ofertas e distribuir cupons de desconto etc. Os funcionários, por sua vez, serão recompensados ​​com base no nível de engajamento. Nesse caso, é provável que o marketing seja boca a boca, mas essencialmente o funcionário agora está agindo como um “comerciante afiliado” para a empresa.

O marketing na Internet pode trazer muito dinheiro às pessoas independentemente das diferenças mencionadas anteriormente, ou seja, raça, gênero, status social, etc. Tem uma barreira de entrada muito baixa e muitas empresas para fazer parceria. Outra vantagem é o alcance global, pelo que certamente não se limita apenas ao marketing na sua área local ou geográfica do país.

Se um parceiro de marketing tiver um produto muito bom e usar uma estratégia boca a boca devidamente implementada como uma forma gratuita de publicidade, ele custa significativamente menos do que qualquer canal de marketing pago. Os potenciais compradores geralmente pesquisam na Internet por avaliações e informações antes de tomar uma decisão de compra. No entanto, uma parte significativa do valor também depende de amigos, familiares e colegas antes de tomar uma decisão de compra.

Assim, fica claro que o enorme potencial de integração dos dois conceitos mencionados não foi totalmente explorado. Eu aconselharia as pessoas que estão procurando métodos sobre como ganhar dinheiro extraconsidere seriamente obter um bom controle sobre o marketing de afiliados e usar o boca a boca para aumentar sua base de clientes.

[ad_2]

Fonte: Gerard Mohamed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.