Há dois tipos de marketing: o que atrai e o que espanta. Ou há só um tipo, pois se as atividades de marketing espantam as pessoas, então não é marketing.
OUTBOUND MARKETING, O MARKETING TRADICIONAL
Não é que espante, mas invade o círculo da pessoa. É marketing invasivo, o Outbound Marketing.
Estamos falando das propagandas na TV, revistas, telemarketing e similares. É toda essa chatice do marketing que ninguém aguenta mais.
No Outbound Marketing, o produto é o centro das atenções.
INBOUND MARKETING, O MARKETING DE ATRAÇÃO
No Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, o conteúdo é o centro. Esse conteúdo é informação disponibilizada gratuitamente para o público.
Em vez de oferecer um produto diretamente aos internautas, o Marketing de Atração primeiro entrega informação interessante ao leitor para que ele conheça você, aprenda a gostar e confie em você.
PRIMEIRO ESTABELEÇA CONFIANÇA COM O PÚBLICO
Princípio CGC: conhecer, gostar e confiar primeiro. Depois se fala em negócios e em produtos.
Um blog é bem isso: oferta constante de informação que aplica o CGC para depois lançar uma oferta irresistível.
SPAMMERS TOLERADOS VERSUS DOADORES ESPECIALIZADOS
Querendo ou não, o Outbound Marketing assimilou características de spammers. Um spammer é uma pessoa que não tem nada a oferecer gratuitamente, ela invade sua vida e somente busca tirar vantagem de você.
CONHECIMENTO: SÓ DOA QUEM TEM OU ADQUIRE
Um Internet Marketer, pelo contrário, é um especialista em alguma área e que efetivamente doa alguma coisa a você: informação. No coração do Inbound Marketing mora a doação, pois o ato de doar informação é o que gera tráfego.
Porém somente podem doar aqueles que possuem algo de valor a oferecer: conhecimento. Quanto mais lapidado e aprofundado for esse conhecimento, mais as pessoas se concentrarão ao seu redor.
ELES PREFEREM O INBOUND MARKETING
Não queremos neste ebook crucificar e enterrar o Outbound Marketing, pois suas técnicas estão em vigor e são válidas, especialmente para grandes empresas e negócios onde o investimento em publicidade é alto.
Porém, pequenas e médias empresas e blogueiros encontraram no Inbound Marketing a solução barata e eficiente para a efetivação do marketing em seus empreendimentos.
Dados extraído do relatório State of Inbound Marketing da Hubspot indicam que 69,6 % investem na criação de conteúdo, especialmente naquele que gera autoridade para você e, simultaneamente, resolve os problemas do seu público.
É DOANDO QUE PAGAM VOCÊ
É! Mas quem trabalha de graça é relógio. Blogs de nicho buscam rentabilidade. Do conhecimento doado, que é muito, aguarda-se um pouco de ROI (aqui está mais pra Retorno Sobre a Informação Doada).
DÁ PRA GANHAR MUITO MAIS COM PALAVRAS-CHAVE
Veja que há incontáveis tipos de conhecimento que você pode doar. Muitos deles, contudo, retornam muito mais renda do que outros. Por isso os blogueiros mineram tanto em busca dos chamados blogs de nicho.
O segredo é que tudo gira em torno de uma boa estratégia de palavras-chaves. Encontre palavras-chaves de alto CPC e crie conteúdo de doação que atraia renda também mais alta, por exemplo, com anúncios do Google Adsense.
CONCLUSÃO
Para o blogueiro, atuar com Marketing de Atração, ao invés de Marketing Invasivo, é fundamental. O elemento doado será sempre a informação, o conteúdo que gera autoridade e resolve problemas da audiência.
Contudo, espera-se a compensação monetária por isso, a qual pode ser tanto maior quanto mais pagador for o nicho escolhido para desenvolver o blog.
E VOCÊ?
Você entende que a geração de conteúdo é fundamental para o blogueiro e que ela deve ser consistente? Você aplica o Marketing de Atração? Compartilhe sua experiência e opinião e deixe duas dúvidas nos comentários abaixo.