Quando eu era blogueiro iniciante, eu considerava uma chatice pesquisar nichos. Espero que você não seja assim. Corre-se o risco de perder muito tempo e esforço, desenvolvendo-se um blog sem saber se ele possui potencial de gerar resultados. É como plantar e aguar sementes podres.
Livre-se dessa preguiça inicial e desenvolva algum tino no que se refere a nicho. Confie em mim: isso vai economizar muito suor, tempo e frustração de sua parte.
LISTE ASSUNTOS PELOS QUAIS VOCÊ TEM PAIXÃO
O ideal é juntar o útil ao agradável. Certamente há temas e assuntos que lhe despertam interesse e paixão. Quais são suas competências? Faça sua lista de interesses, paixões e competências para iniciar sua pesquisa de nichos. Provavelmente, um desses nichos será lucrativo.
VERIFIQUE SE HÁ DEMANDA PARA O ASSUNTO ESCOLHIDO
Use o Planejador de Palavras-Chave do Google para pesquisar a lista de interesses que você montou. É grátis! Nichos com volumes de visitas mensais de centenas de visitantes são promissores. Com milhões de visitas mensais pode indicar alguma concorrência, o que não é problema.
VERIFIQUE SE HÁ NOVIDADES SURGINDO CONSTANTEMENTE
O Google Alertas pode te fornecer um feeling sobre o interesse no nicho pesquisado e se há produção de conteúdosobre esse nicho. Observe o volume e frequência de atualizações do Google Alertassobre o assunto. Além do mais, você terá ótimas ideias para escrever novos artigos.
VEJA SE HÁ GRUPOS E COMUNIDADES EM TORNO DO TEMA
Veja se há pessoas apaixonadas pelo tema. Torne-se fã das páginas sobre o nicho no Facebook e e inscreva-se nos grupos. Faça perguntas e observe, pelas perguntas e respostas, quais são os desejos, problemas e sonhos dessas pessoas. Isso também gera ideias de conteúdo para artigos e produtos.
E a blogosfera sobre o nicho? Será que há muitos blogs sobre ele? Pesquise e sinta.
CERTIFIQUE-SE DE QUE AS PESSOAS GASTAM DINHEIRO NO NICHO
Se há produtos sendo vendidos, então há pessoas comprando: livros, DVDs, cursos online, etc. Produtos acima de R$ 150 geram comissões razoáveis para afiliados. Faça um tour nos produtos da Hotmart, Mercado Livre, Amazon, etc.
O objetivo é você começar a ter o feeling da rentabilidade do nicho que você pesquisa.
PESQUISE A CONCORRÊNCIA DO NICHO
Pra que entrar num nicho de muita competição se você pode explorar nichos pouco competitivos e que também lhe dão bastante retorno? Se há volumes imensos de visitas para determinados nichos e você não consegue obter quase nenhuma visita em seu blog, pode ser sinal de concorrência braba.
Você não tem que ser uma celebridade da Internet, mas apenas ser “celebridade em seu nicho”, seja ele pequeno ou médio. Use a cauda longa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.