Só há uma coisa que faz a pessoas gastarem dinheiro: solucionar uma dor. Elas entram no Google, no Youtube e no Facebook para encontrarem solução para a dor de não ter saúde, a dor de não ter beleza, a dor de não ter um bom relacionamento, a dor de não ter dinheiro, a dor de não atingir a última fase de um jogo, a dor de não ter um objeto, etc. As dores se manifestam em desejos, problemas e necessidades.
Elas pagarão, ou pela solução de suas dores, ou pela informação que as leve a essa solução, ou pelos meios de atingirem essa solução. O segredo para ganhar dinheiro na Internet, então, é bastante claro: encontre uma dor e venda uma solução, informação ou ferramenta que extinga ou ajude a extinguir essa dor.
Pessoas com dores similares integram o que denominamos nicho. Observe que citei os três maiores nichos pagadores da Internet no primeiro parágrafo: Saúde & Beleza, Relacionamentos e Negócios (ou Ganhar Dinheiro). Citei também o nicho de Jogos e E-commerce.
Há incontáveis nichos que você pode explorar, não somente esses três. Nichos se desdobram em subnichos mais específicos e você sempre vai encontrar um que se encaixe com você. A Prospecção de Nichos já virou uma ciência na Web.
A pior coisa que você pode fazer é começar a atuar na Internet sem saber i) em qual nicho está atuando, ii) se há pessoas suficientes nesse nicho e iii) se elas estão dispostas a pagar pela solução de suas dores. Às vezes, a dor do nicho não é tão forte a ponto de ocasionar o gasto de dinheiro. Não entre no jogo sem definir o nicho, isso significaria jogar seu precioso tempo pelo ralo.
CAPITAL SOCIAL
Se você possui um sistema que solucione as dores de alguém, ou se você está associado a especialistas que façam isso, ou se você expõe conhecimento sobre como retirar essas dores, então você é valioso para esse alguém. Todas as pessoas com essa mesma dor (nicho) confiarão que estar com você trará a solução para os problemas, desejos e necessidades delas.
Capital Social é a quantidade desse valor, dessa credibilidade, dessa autoridade e reputação que você carrega. As pessoas associarão esse Capital Social ao seu nome, à sua imagem e à sua marca, em suma, ao seu branding. Você cria fama dentro do nicho.
Você aumenta seu Capital Social publicando conteúdo gratuito (artigos em seu blog e nos blogs de terceiros, vídeos, webinários, hangouts), criando infoprodutos, palestrando em congressos online e presenciais, etc. Você precisa fazer barulho dentro do nicho!
As parcerias como os congressos, entrevistas e guest posts, particularmente, exercem grande influência no Capital Social, já que apresentam você para a lista de assinantes de outro empreendedor, criando sinergia e explodindo sua fama dentro do nicho.
O Capital Social é facilmente convertido em Capital Econômico. Sendo você uma celebridade em seu nicho, qualquer solução que você promover será bem aceita em seu segmento. Você não precisa ser famoso para todo mundo, apenas para seu nicho, que pode englobar centenas de milhares de pessoas ou mais.
Não foque em ganhar dinheiro, foque em gerar soluções e projetar, cada vez mais, seu trabalho, seu conhecimento, seu nome, sua imagem e sua marca.
Ganhe Capital Social!