Pular para o conteúdo

O que é um fundo negociado em bolsa e como ele funciona

Os investidores que desejam acessar o índice podem considerar Investimento em ETF como opção. Os fundos negociados em bolsa são um dos muitos tipos de fundos mútuos disponível hoje e ganhando popularidade entre todos os tipos de investidores. Embora você possa estar familiarizado com fundos mútuos de ações, fundos de dívida ou fundos equilibrados, os ETFs são outra classe de fundos mútuos que operam de maneira um pouco diferente. ETFs são fundos mútuos projetados para imitar índices de mercado populares, como o Nifty 100, BSE 100, Sensex, etc. Esses são fundos gerenciados passivamente que simplesmente detêm ações do índice que devem imitar exatamente na mesma proporção e índice. Como os gestores de fundos não participam ativamente da escolha dos títulos, possuindo as mesmas ações que compõem o índice, esses fundos são administrados de forma passiva.

Fundos negociados em bolsa adequado para investidores iniciantes que gostariam de testar as águas e podem não estar satisfeitos com o maior risco associado aos fundos mútuos convencionais.

Existem vários benefícios em investir em ETFs. Em primeiro lugar, por serem geridos de forma passiva, fazem menos transações em comparação com fundos geridos ativamente, onde o gestor do fundo deve procurar constantemente títulos que possam ajudá-lo a bater o benchmark do esquema. Isso resulta em um maior giro da carteira, resultando em uma maior carga tributária. Os fundos pagam impostos como STT (Security Transaction Tax) e Imposto sobre Ganhos de Capital na compra ou venda de títulos em sua carteira. Assim, os ETFs são mais eficientes em termos fiscais e têm custos mais baixos associados à gestão de fundos.

Em segundo lugar, os ETFs também costumam ter um índice de despesas mais baixo do que os fundos mútuos gerenciados ativamente, que devem contratar gestores de fundos altamente qualificados para gerar retornos ativos.

Terceiro, os ETFs oferecem mais conveniência e liquidez aos investidores, pois são listados em bolsas e negociados como ações. Os investidores podem negociar ETFs a qualquer hora durante o horário de mercado a preços em tempo real, ao contrário dos fundos mútuos gerenciados ativamente, que calculam o NAV apenas uma vez por dia após o fechamento do mercado.

Os ETFs oferecem a melhor diversificação porque contêm todos os títulos listados no índice, que são rebalanceados periodicamente. Mas a redução de risco associada a uma maior diversificação de fundos negociados em bolsa ocorre às custas de retornos possivelmente mais baixos do que outros fundos mútuos. Fundos mútuos gerenciados ativamente são mais propensos a gerar retornos mais altos no longo prazo do que fundos gerenciados passivamente porque o gestor do fundo usa sua experiência e faz ligações ativas para comprar ações de alta renda e vender ações de baixa renda. Mas no caso de um ETF que imita um índice, todos os tipos de ações são mantidos, inclusive os ineficientes.

Os investidores de ETF devem considerar os fundos com menor erro de rastreamento como um indicador-chave de desempenho. O tracking error mostra o desvio do desempenho do fundo em relação ao benchmark. Como esses fundos imitam seus respectivos índices, o erro de rastreamento deve ser próximo de zero. No entanto, o erro de rastreamento zero não é possível, pois ele deve comprar ou vender títulos para corresponder ao índice sempre que o índice for rebalanceado e, portanto, deve incorrer em alguns custos de transação. No entanto, os índices não têm essas restrições. Os investidores interessados ​​em um índice de despesas mais baixo e maior liquidez podem considerar a inclusão de ETFs em seus planejamento financeiro.

[ad_2]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.