Pular para o conteúdo

O segredo para investir com sucesso está no seu lado feminino.

[ad_1]

Nossa imagem do investidor prudente pode ser listrada, alimentada pela testosterona e assumindo riscos implacáveis. No entanto, ele corre sério risco de ser superado por pessoas com convicções mais femininas.

Um dos maiores estudos sobre atividade de investimento, realizado na Universidade da Califórnia em 2001, mostrou que os homens negociam 45% mais vezes do que as mulheres. No entanto, seus retornos médios ajustados ao risco foram 1,4% menores. Outro grande estudo da DigitalLook descobriu que as carteiras femininas subiram 3% a mais do que o FTSE no ano encerrado em 31 de julho de 2004, enquanto as carteiras masculinas ficaram 1%.

Desde então, a evidência da superioridade das mulheres nos mercados de investimento tem crescido constantemente. Os psicólogos agora podem identificar os traços de personalidade que fazem um investidor vencedor. Eles também identificam traços que explicam por que mais homens acabam contando suas perdas nos mercados.

Quais são esses atributos que colocam uma cabeça e ombros acima da outra? O maior desempenho de investimento das mulheres pode ser explicado pelo simples fato de que elas:

  • tome cuidado

As carteiras femininas são mais equilibradas e variadas. Eles também escolhem opções menos arriscadas e menos extravagantes.

  • Menos competitivo

As mulheres colocam menos de seu ego em um negócio. Eles estão menos interessados ​​em provar seu valor financeiro para os outros ou em fazê-lo pela emoção.

  • Mais consistente

As mulheres demonstraram manter uma carteira menos volátil do que os homens. Eles também são melhores em eliminar “informações” às quais outros podem reagir exageradamente e sobreviver aos altos e baixos dos mercados.

  • Mais paciência

Eles saltam menos entre fundos, negociam com menos frequência e mantêm os investimentos por mais tempo. Aqueles que negociam com mais frequência obtêm os menores retornos, como mostraram os estudos de Barber e Odin (2000) e Carhart (1997). Isso se aplica tanto a pessoas físicas quanto a fundos mútuos.

  • Principais pesquisadores

Embora as mulheres geralmente sejam investidores menos experientes do que os homens, elas fazem mais pesquisas e são menos influenciadas pela multidão.

É claro que esses aspectos da psique feminina também tornam as mulheres investidoras mais conservadoras do que os homens. E assim eles não podem colher lucros estratosféricos (ou suportar mega-perdas) como os homens. Mas, ao investir em fundos com desempenho consistente ao longo do tempo, os retornos líquidos das mulheres são maiores. Não é isso que importa no final?

Claro, muitos homens têm o que é preciso para se tornarem investidores de alto nível. Mas suas características vencedoras podem não ser geralmente masculinas. Os verdadeiros grandes investidores masculinos podem estar mais próximos de seu lado feminino do que pensamos.

Além da falta de estrogênio e menos bolsas, o que mais explica a divisão em vencedores e perdedores? Existem três traços psicológicos principais que, quando se trata de tomar as decisões de investimento mais inteligentes, podem confundir os homens todas as vezes.

Isto:

  • Atitude de risco

Os homens são menos avessos ao risco do que as mulheres e terão carteiras mais incertas. Eles são mais propensos a colocar todos os ovos em uma cesta em vez de escolher um portfólio mais seguro e variado. Os rendimentos mais altos e o patrimônio líquido mais alto dos homens também tornam mais fácil para eles assumirem mais riscos do que as mulheres. O estudo de Wang nos EUA de 1994 também descobriu que os conselheiros que esperam que eles sejam avessos ao risco eram mais propensos a oferecer às mulheres opções mais seguras do que aos homens.

  • auto confiança

Estudos mostram que a autoconfiança excessiva é consistentemente encontrada em homens com mais frequência do que em mulheres. E isso é especialmente verdadeiro em áreas dominadas por homens, como finanças. Superestimam o retorno que seu investimento trará e a certeza do retorno. Eles também têm uma autoconfiança equivocada na precisão de seu conhecimento e uma superestimação de suas próprias habilidades. No estudo da Gallup, tanto homens quanto mulheres esperavam que seus portfólios superassem o mercado, mas os homens esperavam que seus portfólios superassem por uma ampla margem.

  • instinto de rebanho

O monitoramento constante do mercado pode alimentar o excesso de atividade dos homens e levá-los a agir irracionalmente. Os homens são mais propensos a se envolver em jogos financeiros e cascatas de informações do tipo “siga meu líder”. Eles também erram por serem muito bem informados, em vez de ignorar o fluxo interminável de notícias e informações financeiras e se ater à revisão anual do portfólio.

Apesar do fato de que as mulheres têm mais habilidades inatas que podem trazer mais lucro, ainda assim, infelizmente, poucas delas estão no jogo. Há oito vezes mais investidores do sexo masculino do que do sexo feminino, e apenas 3% dos fundos de hedge são liderados por uma mulher. Simonne Gnessen, proprietária da Wise Monkey Financial Coaching e tem uma clientela predominantemente feminina, diz que as mulheres podem emprestar um pouco da autoconfiança masculina. “Muitas mulheres têm exatamente o que é preciso para alcançar alturas financeiras vertiginosas”, comentou ela, “a única coisa que as impede é saber que as têm e agir de acordo com isso”.

[ad_2]

Fonte: Karen Pine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.