Planejamento financeiro para alcançar seus objetivos futuros

[ad_1]

Todos nós planejamos um pouco para administrar nossas receitas, economias, despesas, passivos futuros (dinheiro que esperamos gastar no futuro), quer entendamos alguma coisa sobre planejamento financeiro ou não. Embora possamos lidar com isso bem por enquanto, pode não ser a melhor maneira ou pode não nos dar os melhores resultados. Embora o planejamento financeiro possa parecer técnico, tudo o que ele significa é como você conhece suas receitas e responsabilidades futuras hoje, lista suas receitas e despesas atuais, verifica se há uma lacuna entre o que você precisa no futuro e o que precisa. faça com os fundos atuais e, em seguida, planeje suas economias e investimentos para superar esse déficit.

Lista de receitas e despesas correntes:

Comece com sua renda atual, que deve incluir seu salário, o salário de outros membros da família que trabalham, qualquer outra renda, como aluguel, renda comercial etc. cada renda. para finalmente obter uma renda líquida para sua família agora.

Depois de obter a renda líquida de sua família, deduza todas as despesas, como despesas domésticas anuais, mensalidades, empréstimos EMI ou quaisquer outras obrigações de curto prazo (esperadas nos próximos 3 a 5 anos) que você prevê, como reformas ou tratamentos domésticos , etc. Após essa dedução, você agora tem uma economia que precisa investir com sabedoria no futuro.

Definir metas de vida futura

O próximo passo no planejamento financeiro deve ser determinar todas as suas obrigações financeiras futuras, quando elas surgirem, o valor necessário, etc.

Objetivo 1: Por exemplo, se você é um homem de 40 anos e espera que sua filha faça uma faculdade em mais 8 anos, e assume que pode custar cerca de 30 lakhs, você terá dinheiro para financiá-lo? Decida o investimento e o valor que você precisa fazer hoje para atingir essa meta em 8 anos.

meta 2: Da mesma forma, se você vai se aposentar aos 60 anos, precisa de, digamos, 1 lakh à tarde para manter seu estilo de vida atual, que é INR 50.000 no valor de hoje. Dados os avanços nos cuidados de saúde, você pode facilmente esperar uma aposentadoria de 25 a 30 anos. O dinheiro que você precisa para a aposentadoria pode ser financiado por investimentos de longo prazo e baixo risco (como fundos mútuos de dívidas, planos de aposentadoria) feitos hoje. Reserve algum dinheiro para o tipo de investimento que será feito hoje.

Meta 3: você pode economizar dinheiro para comprar um seguro de saúde que precisará no momento da aposentadoria ou até antes. O prêmio do seguro deve ser financiado com suas economias atuais.

O processo de definição de metas ajuda você a entender suas necessidades futuras, quantificá-las e investir na classe de ativos certa para financiar cada uma de suas metas conforme elas surgirem.

Distribuição de ativos:

Embora a alocação de ativos possa ser feita junto com a definição de metas, é melhor entender como a alocação de ativos pode afetar o sucesso do seu plano financeiro. Você pode investir suas economias em várias classes de ativos, como ações, dívidas, ouro, imóveis, etc. Observe os investimentos que você já fez, por exemplo, se você tiver uma conta PPF ou EPF, o dinheiro que investiu no banco FDs, empréstimos à habitação que você faz pagamentos, etc. A partir das economias atuais e investimentos que você já fez, calcule a porcentagem de distribuição feita para cada classe de ativo. Por exemplo, todos os FDs bancários, valores de PF, títulos do governo, planos de pensão alavancados devem ser classificados como dívida. Qualquer dinheiro investido em IPOs, ações de empresas, fundos mútuos de ações deve ser classificado como patrimônio, EMIs de crédito devem ser classificados como imóveis, etc.

Como regra geral, 100 menos sua idade atual devem ser distribuídos entre ações e produtos semelhantes a ações. Se você tem 40 anos, 60% de suas economias anuais devem ser investidos em ações como produtos e o restante em produtos de dívida. Se seus investimentos atuais não parecem refletir isso, tente equilibrar seus investimentos cortando o dinheiro que você investe em produtos de dívida, como FDs e títulos, e redirecione esse dinheiro para fundos mútuos ou ações.

A maioria das pessoas se sente desconfortável em investir em ações, pois requer pesquisa especial, monitoramento constante e estresse indevido. Portanto, os fundos mútuos de ações são a melhor opção porque seu dinheiro é administrado profissionalmente por gestores de fundos que fazem toda a pesquisa sobre as empresas antes de investir e monitoram constantemente o desempenho do fundo comprando boas ações e vendendo ações de baixo rendimento.

Comece cedo

Você deve começar seu planejamento financeiro o mais cedo possível, pois isso lhe dará a vantagem de que, independentemente da opção que você escolher para investir, seu dinheiro crescerá por um período maior de tempo e sua renda aumentará a cada ano.

Revisão anual e reequilíbrio

Embora um plano financeiro sólido seja um bom ponto de partida, é importante mantê-lo disciplinado e reequilibrar seu portfólio anualmente. Como as circunstâncias da vida mudam com frequência, você deve revisar seu plano com seu consultor financeiro e fazer alterações para refletir as novas circunstâncias.

[ad_2]

Fonte: Bhagath Varma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima