Como ganhar dinheiro na Internet rapidamente? Respondo a pergunta do título no final. Antes, quero compartilhar algumas memórias minhas com você.
Até 2009, eu trabalhava com Marketing Multinível em campo e utilizava a Internet para tentar gerar downlines para minha rede.
Eu criava blogs no Blogger e possuía um site estático, o DivulgaçãoGrátis.com (agora DivulgarDinheiro.com), onde eu oferecia dicas de divulgação grátis na Internet na esperança de atrair interessados para o Marketing de Rede. Marketing de Esperança.
Em 2010, cansado da força bruta do MMN, comecei a explorar por casos de sucesso na Web.
Deparei com o Blogue do Jânio. Foi este artigo que me ensinou a instalar o WordPress. Uma coisa leva a outra e a sequência de empreendedores digitais que fui conhecendo foi Fernando Augusto, Dani Edson, Silvio Fortunato e Rogerio Job, o dinossauro do Marketing Digital.
A necessidade de divulgar os programas de afiliados desses produtores me empurrou pro blogging, onde conheci Paulo Faustino, Marcos Lemos e Gustavo Freitas. Esses caras sabem mesmo como ganhar dinheiro na Internet.
ERA APENAS O MARKETING TENTANDO GANHAR FORMA NO MUNDO DIGITAL
A sequência de novos produtores que eclodiram vinculados a esses é de perder de vista. Todos tentavam gerar renda pela Web.
Porém, a disparidade de ganhos era óbvia entre produtores e afiliados.
A divulgação caminhava para técnicas esdrúxulas, como autosurfes e classificados.
Havia a noção de tráfego, mas nem se cogitava a fidelidade do cliente ou a entrega de conteúdo perene. O negócio era vender.
Mas era apenas o marketing tentando ganhar forma no mundo digital. Até hoje ele vem buscando formato online. O que as pessoas faziam no pós-ano-2000 era tentar usar marketing de forma empírica, apesar de já existir a disciplina teorizada desde a década de 40.
A Internet vem, desde então, transformando cidadãos comuns em verdadeiros publicitários.
UM PORTUGUÊS QUE ANTEVIU O MARKETING DIGITAL
Considero Silvio Fortunato o empreendedor digital que mais antecipou o uso das técnicas de marketing no mundo online de língua portuguesa.
Seu processo de venda, o Magnet System, incluía geração de tráfego, captura de leads, nutrição de leads e lançamentos de infoprodutos.
Silvio foi um dos primeiros que ouvi falando sobre o Funil de Marketing, uma peça-chave no entendimento do Marketing.
PERSONAGENS DO MARKETING DIGITAL
Hoje os personagens do Marketing Digital são empreendedores digitais (infoprodutores e afiliados), empresas e blogueiros. Érico Rocha e Conrado Adolpho são dois grandes exemplos de infoprodutores.
A Hubspot e a Resultados Digitais são minhas empresas de Marketing Digital preferidas. O blog Escola Dinheiro de Paulo Faustino é minha leitura obrigatória. São apenas exemplos, mas entendam que todos estão bebendo da mesma fonte do marketing. Essa unificação é o que eu quero que você perceba.
MONETIZAÇÃO DE BLOGS NÃO DEVE SER SUA PRIMEIRA ESCOLHA
O blog é uma peça importantíssima no Marketing Digital.
Empresas, agências e pessoas utilizam blogs.
Blog é conteúdo e o conteúdo vivifica todo o processo de Marketing. O conteúdo é a seiva da árvore do Marketing Digital e blogs são canais especialíssimos de conteúdo.
É bastante difícil, contudo, gerar quantias significativas de renda online utilizando somente blogs.
A monetização com Adsense é um âmbito de especialização, não de aventura. Qualquer pessoa consegue gerar renda com o Adsense, mas os resultados são minguados e demorados.
Tornar-se problogger, então, é uma jornada épica. Manter um blog de qualidade e lançar o Mídia Kit para vender anúncios e gerar capital social é um trabalho que exige determinação e disciplina a longo prazo.
E AQUELES PROGRAMAS DE AFILIADOS? O QUE ACONTECEU?
Não se lê, nem se ouve tanto quanto antes sobre os programas de afiliados tradicionais.
Os infoprodutos invadiram o palco de vez. Contudo, isso não afastou a venda de produtos físicos e serviços pela Web.
O que está acontecendo é que as empresas (e os empreendedores também) estão utilizando o maquinário da Web 2.0 para vender seus produtos pela Internet.
O ADVENTO DO HOTMART
João Pedro Resende, fundador do Hotmart, fez um grande favor a todos os empreendedores digitais do Brasil, lançando uma plataforma que livrou os infoprodutores de diversas implementações computacionais complexas.
O processo de colocar um infoproduto na Internet se reduziu à produção das videoaulas e sua colocação em uma área de membros homologada pelo Hotmart.
Para o afiliado, a diversidade de infoprodutos é enorme e seu trabalho se restringe à divulgação de links.
O Hotmart foi o maior responsável no Brasil pela emersão da venda de conhecimento em detrimento da venda de produtos concretos e adiantou o Empreendedorismo Digital brasileiro em vários anos.
O ADVENTO DO FUNIL DE MARKETING
Na verdade, o Funil de Marketing não adveio, sempre existiu no Marketing; ele está apenas se conformando ao âmbito digital.
Tudo o que falei neste artigo e tudo o que falo neste blog pode ser incluído em algum ponto do Funil de Marketing, pois ele representa a unificação de todo o processo de Marketing.
Marketing é atrair pessoas, prepará-las para venda e vender para elas. Tudo o mais são ferramentas (blogs, Hotmart, Google, páginas de captura, conteúdo, etc) que se posicionam em algum lugar no Funil de Marketing.
O artigo Como Pessoas Comuns Vão Gerar Renda em 2014 dá uma boa visão do Funil de Marketing.
INFOPRODUTORES MIGRATÓRIOS
No artigo Será Que Vale a Pena Ter Seu Próprio Infoproduto, explanei os prós e contras de ser infoprodutor e ser afiliado.
O que se observa hoje é que vários criadores de infoprodutos estão largando essa vida para se tornarem afiliados. Eles possuem listas imensas, além disso ser afiliado é muito mais fácil e é muito rentável.
Porém, uma coisa não exclui a outra. Cada um faz como lhe convier.
O EFEITO “QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?”
Isso não é surpresa. Empreendedores digitais antenados sabem a hora de mudar.
Os infoprodutores pioneiros estão abandonando as dores de cabeça de gerir um negócio online e de dar suporte em prol das facilidades da vida de afiliado.
NÃO VALE A PENA CRIAR DETERMINADOS INFOPRODUTOS
Certos infoprodutos já não valem a pena serem criados por você . É mais jogo você se afiliar e vender infoprodutos já consagrados no mercado.
Por exemplo, você criaria um infoproduto ensinando marketing no Facebook, tendo o Facebook Experts do Felipe Moreira no Mercado? O cara é especialista nisso, vive disso, respira Facebook.
COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET: O JEITO RÁPIDO
O caminho mais rápido para você atingir o sucesso online não é criando um blog e esperando tráfego.
Como pessoa física, você precisa inicialmente cumprir as três metas pré-funil e, em seguida, investir em um bom curso em Marketing Digital. Se for empresário, o 8PS, se for empreendedor digital, o iJumper, se for apenas lançar um produto, serviço ou infoproduto, o Fórmula de Lançamento.
Acredite: é extremamente demorado tentar ganhar dinheiro pela Internet sem investir em você mesmo. Se estiver iniciando, ou estiver descapitalizado, tente um curso de Marketing Digital mais barato.
O empreendedor digital gerará renda mais rápido, criando de cara uma lista e mantendo relacionamento com ela. Há outros excelentes cursos, mas que só abrangem um ponto do Funil de Marketing.
Se seu nicho é Marketing Digital, há outros cursos excelentes em geração de tráfego, criação de páginas de captura e demais pontos do funil de marketing. O Fórmula de Lançamento funciona em diversos segmentos e você deve analisar os depoimentos de vários empreendedores e empresários que lograram sucesso com ela. Até já.
RT @divulgdinheiro: O Jeito Mais Rápido de Gerar Renda Online http://t.co/mwFtoeMJi9
Olá estou passando apenas para perguntar se você já sabe deste novo curso que já está explodindo por todos os lados na internet, sem mesmo ter sido lançado ainda.
O curso realmente vai ser inacreditável, um dos melhores que já existiu e vai mudar para melhor o resultado de centenas de afiliados.
O que todo afiliado queria finalmente apareceu. O endereço do site está linkado ai no meu nome, abs.