Esta semana passei por um pesadelo de blogueiro WordPress: minha conta do Feedburner foi automaticamente suspensa sem razão aparente. Nenhum novo visitante poderia mais assinar o feed, nem a lista de assinantes poderia receber os novos artigos por e-mail. O visitante, ao clicar no botão de RSS, apenas visualizava uma tela azul com a mensagem “Account Suspended. This Account Has Been Suspended“.
O problema começou quando eu visitei minha área administrativa no Feedburner e cliquei no botão “Desativar” do serviço “Email Subscriptions” que fica no menu “Publicar“. Veja:
Eu decidi desativar momentaneamente o serviço porque, outro dia, eu havia feito algumas modificações em alguns artigos e o Feedburner, sem que eu quisesse, reenviou todos eles para minha lista de assinantes. Quando cliquei no botão “Ativar” novamente, mostrou uma mensagem no topo do menu, informando que havia um problema. Quando retornei ao blog, o link RSS estava remetendo para uma página de suspensão.
Fiz pesquisas nos mecanismos de buscas para tentar encontrar uma solução, mas não havia nada sobre isso em lugar algum. A discussão mais próxima estava em um fórum do Google Apps. O pessoal viajou lá. Li o “help” do Feedburner na Google e não achei resposta. Passei vários dias tentando descobrir o problema. Enviei tweets e comentários em blogs e… nada.
Então tive a ideia de fazer um busca nos arquivos do EscolaWP e encontrei o artigo Como eliminar os problemas do seu feed RSS, de autoria de Guilherme Mazetto, criador do blog GuiaWP. Embora o artigo não tivesse a solução para o meu problema, no final do texto li “desative todos seu plugins”, escrito em letras garrafais. Por que não? E não é que funcionou? Quando desativei os plugins que começavam com a letra M até a letra S, o feed se reativou instantaneamente. Vai entender. Minha suspeita recaiu sobre dos plugins: My Page Order e My Category Order, pois eram os dois mais recentemente instalados. Não tive como ter certeza. Na brincadeira, o plugin JetPack se desativou e agora vou ter que resgatar usuário e senha no WordPress.com, os quais nem me lembro mais.
Aproveitando o desabafo, que mania é essa que o Feedburner tem de zerar nosso contador de assinantes e depois subir de novo? Veja na figura.
Já vi blogueiro reclamando que o baixo valor é mostrado na contagem que aparece à vista de todos os visitantes do blog. Isso é chato. Fazer o quê? É de graça.
Aweber e Mailchimp, nos aguardem.
É Valter! Nem tudo é perfeito e o feedburner ainda tem a muito a melhorar. Mas num geral, acredito que ainda compense a sua utilização.
Olá, Alexandre, obrigado pelo comentário. Gosto muito do Feedburner, mas foi estressante passar por isso e ver que não há nada na Internet sobre a questão. Bem, fica aí o registro para os próximos desesperados que caírem nessa armadilha do feed-plugin.
Valter,
Eu comecei a utilizar o FeedBurner a pouco tempo e, por mais que eu não tenha uma grande experiência com internet, não gostei de um ponto no serviço. Por mais que tenha a opção de linguagem em Português, algumas opções sempre ficam em Inglês, oque nos dificulta muito na hora de entender o programa.
Há dias estou em busca de ajuda para um problema e creio que, por não obter uma explicação, acabarei desistindo do serviço do Feed.
Talvez você possa me ajudar ou me dar um caminho para que eu tente sanar o meu problema:
Após colocar o Feedburner no meu blog, TODAS as postagens são enviadas AUTOMATICAMENTE aos assinantes?
Gostaria de ter o feedburner para colher a lista de e-mails de meus usuários….as postagens ou propagandas, eu gostaria de ter a opção de DECIDIR se vou enviar ou não.
Você sabe alguma coisa a respeito desta configuração do Feedburner? Há algum jeito?
Bom…se possível, entra em contato comigo , ok?
Abraço
Raphael
Olá, Rapahel. Obrigado pelo comentário. A questão do idioma é um fator mínimo que não deve lhe deter. O Google Translate está aí para isso. O blogueiro sempre vai ter que saber mais do que o leitor comum, isso inclui transpor a barreira das línguas.
Sim. O Feedburner envia todas as postagens para a lista criada através dele. Ele é simbionte com o blog e não existe, dentro das configurações naturais do Feedburner, recurso para inibir o envio de postagens singulares. Se isso for possível, será através de algum fator externo (plugin, por exemplo).
Considere ampliar seu conhecimento sobre Email Marketing, especificamente o termo “newsletter”, que executa o que você deseja.
Produtos indicados: E-goi e Aweber.