Toda vez que participo (na qualidade de afiliado) de uma lançamento de infoproduto, acontece a mesma coisa: um bocado de gente abandona a lista. Antigamente essa evasão me chateava, mas depois aprendi que o fenômeno é normal.
Todo empreendedor digital sofre perdas em sua lista, especialmente em épocas de lançamentos, já que a quantidade de emails enviados é acima da média nesses períodos. E são justamente os emails que disparam a ira de nossos leitores.
Eu não gosto de receber spam. Você gosta?
Mas como assim “spam”, se o assinante da lista permitiu o envio e ainda confirmou essa permissão?
Para o leitor, email chato também é spam. Para o leitor, email de pessoas que só querem vender também é spam. A permissão concedida pelo leitor está condicionada à credibilidade do remetente.
CONQUISTAR CAPITAL SOCIAL É INEVITÁVEL
Essa credibilidade decai quando não existe consistência na produção de conteúdo de qualidade. Além disso, ela possui um relação direta com o Capital Social do remetente. Quanto mais você expõe conhecimento de valor, quanto mais você mostra que está associado a pessoas de alto Capital Social, quanto mais você resolve os problemas das pessoas; mais Capital Social você detém. Esta foi uma lição que aprendi primeiro com o Sílvio Fortunato (ele chamava de “projetar a imagem de especialista”).
Confesso que, particularmente, não sou um “Milionário Social” como Érico Rocha ou Conrado Adolpho e seguidores. Nem cheguei ainda ao nível de “Excelência Social” de alguns empreendedores digitais que começaram junto comigo. É da pessoa.
O que quero dizer é que, quanto maior for a “Riqueza Social” do empreendedor digital, menor será a evasão da lista. O leitor pensa duas vezes antes de abandonar uma fonte segura de conteúdo de valor e de expressão de boa conduta e ética.
Por outro lado, os “Pobres de Capital Social” são comumente rechaçados por seus leitores. O email do cara é sempre considerado spam frente a um leitor que não lhe atribui Capital Social.
TENHA UM MINDSET SAUDÁVEL E APRENDA A INVESTIR EM SI MESMO
O título sensacionalista deste artigo não é um convite à fofoca, mas um aviso de alguém que já esteve do outro lado da relação, embotado no pensamento “esses caras só querem meu dinheiro”. Eu chorei pra pagar R$ 99 para comprar o curso do Dani Edson em 2010 e hoje fico feliz em adquirir qualquer curso do mercado.
PARE DE PENSAR COMO EMPREGADO
O tabu do investimento é uma questão que discuto há anos no blog. Brasileiro tem um mindset difícil: não pensa como empreendedor, mas como empregado. Uma minoria sabe investir e calcular riscos e retorno de investimento.
Porém, é muito difícil deixar de ser “Pobre de Capital Social” sem investir em si mesmo. Há muita informação boa e gratuita na Internet, mas o overloading se tornou um empecilho há tempos. E tempo é um problema na alta velocidade do empreendedorismo digital. É necessário andar com os tops, com quem já adiantou o processo.
CONHECIMENTO COMPRADO TEM MAIS QUALIDADE PARA SUA LISTA
Sua lista não vai perdoar a carência de relevância e consistência. A lista primeiro se desmemoria e depois se estressa com a venda oferecida sem reciprocidade. A maneira mais rápida de você obter conteúdo atualizado, estruturado e valoroso para sua lista é investindo em cursos. Você ensina, enquanto aprende e se mantém atualizado. Um único vídeo de um curso como o iJumper fornece ideias para vários artigos, vídeos e postagens.
Cabe a cada um a decisão de escolher ou permanecer esquadrinhando a Internet em busca de um conhecimento gratuito e disperso, ou começar a investir em si mesmo, nem que seja aos poucos. Autossabotar-se na linha de raciocínio de que os empreendedores de sucesso só querem levar seu dinheiro é um equívoco, já que o empreendedorismo digital rende, e rende muito!
MANTENHA A LISTA SEMPRE ENXUTA
Quanto à evasão da lista, hoje já não me preocupo. Muitas pessoas assinam apenas por curiosidade ou para ganhar um ebook. Muitos a abandonam, e um ou outro deixa um comentário mal educado. Não se preocupe se isso acontecer com você. É completamente normal.
A quantidade de pessoas na lista influencia o custo para mantê-la. Esta é mais uma razão para deixá-la sempre enxuta e facilitar a saída das pessoas que não tem real interesse no nicho que você desenvolve. Hoje deixo o link de unsubscribe bem visível em cada email.
CONCENTRE-SE EM QUEM VOCÊ COLOCA NA LISTA, NÃO EM QUEM SAI
A gente precisa pensar como empresário, como empreendedor. A lista é, sem sombra de dúvida, o maior patrimônio do empreendedor digital. Ele deve prezar para que os leads que adentram a lista sejam os mais qualificados possíveis e a evasão seja mínima. Empreender é um negócio. O que você vai precisar é de buyers (compradores) e não deve ficar contando quem sai da lista, mas quem entra.
TRABALHE AS TAXAS
O Marketing Digital possibilita a criação de listas gigantes muito rapidamente. Isso atenua a questão da evasão. O trabalho do empreendedor é otimizar os percentuais de tráfego, CTR, leads, vendas, etc, e não diminuir quantidades absolutas de desistências.
Paradoxalmente, um dia você perceberá que, quanto mais gente sai da sua lista, mais dinheiro você está ganhando.
Esses Caras Só Querem Nosso Dinheiro! http://t.co/UPtrYcOnBw
spans em e-mail, é um fato, que temos que acostumar, eu por exemplo recebo todos os dias
muitos spans no meu e-mail, são vários e-mails com promessas de ganhar dinheiro de forma fácil, no inicio eu até abria uns e outros mais quando eu fiquei mais experiente no mundo dos negócios pela internet, eu estou vivo, eu não abro mais aqueles spans com promessas de Ficar rico da noite para o dia.