Esses Caras Só Querem Nosso Dinheiro!

Toda vez que participo (na qualidade de afiliado) de uma lançamento de infoproduto, acontece a mesma coisa: um bocado de gente abandona a lista. Antigamente essa evasão me chateava, mas depois aprendi que o fenômeno é normal.

Todo empreendedor digital sofre perdas em sua lista, especialmente em épocas de lançamentos, já que a quantidade de emails enviados é acima da média nesses períodos. E são justamente os emails que disparam a ira de nossos leitores.

Emails de Venda

Eu não gosto de receber spam. Você gosta?

Mas como assim “spam”, se o assinante da lista permitiu o envio e ainda confirmou essa permissão?

Para o leitor, email chato também é spam. Para o leitor, email de pessoas que só querem vender também é spam. A permissão concedida pelo leitor está condicionada à credibilidade do remetente.

CONQUISTAR CAPITAL SOCIAL É INEVITÁVEL

Capital Social tem a ver com o conhecimento que você expões, as pessoas com quem se relaciona e os problemas que você resolve.

Essa credibilidade decai quando não existe consistência na produção de conteúdo de qualidade. Além disso, ela possui um relação direta com o Capital Social do remetente. Quanto mais você expõe conhecimento de valor, quanto mais você mostra que está associado a pessoas de alto Capital Social, quanto mais você resolve os problemas das pessoas; mais Capital Social você detém. Esta foi uma lição que aprendi primeiro com o Sílvio Fortunato (ele chamava de “projetar a imagem de especialista”).

Confesso que, particularmente, não sou um “Milionário Social” como Érico Rocha ou Conrado Adolpho e seguidores. Nem cheguei ainda ao nível de “Excelência Social” de alguns empreendedores digitais que começaram junto comigo. É da pessoa.

O que quero dizer é que, quanto maior for a “Riqueza Social” do empreendedor digital, menor será a evasão da lista. O leitor pensa duas vezes antes de abandonar uma fonte segura de conteúdo de valor e de expressão de boa conduta e ética.

Por outro lado, os “Pobres de Capital Social” são comumente rechaçados por seus leitores. O email do cara é sempre considerado spam frente a um leitor que não lhe atribui Capital Social.

Invista em seu conhecimento

TENHA UM MINDSET SAUDÁVEL E APRENDA A INVESTIR EM SI MESMO

O título sensacionalista deste artigo não é um convite à fofoca, mas um aviso de alguém que já esteve do outro lado da relação, embotado no pensamento “esses caras só querem meu dinheiro”. Eu chorei pra pagar R$ 99 para comprar o curso do Dani Edson em 2010 e hoje fico feliz em adquirir qualquer curso do mercado.

PARE DE PENSAR COMO EMPREGADO

O tabu do investimento é uma questão que discuto há anos no blog. Brasileiro tem um mindset difícil: não pensa como empreendedor, mas como empregado. Uma minoria sabe investir e calcular riscos e retorno de investimento.

Porém, é muito difícil deixar de ser “Pobre de Capital Social” sem investir em si mesmo. Há muita informação boa e gratuita na Internet, mas o overloading se tornou um empecilho há tempos. E tempo é um problema na alta velocidade do empreendedorismo digital. É necessário andar com os tops, com quem já adiantou o processo.

CONHECIMENTO COMPRADO TEM MAIS QUALIDADE PARA SUA LISTA

Sua lista não vai perdoar a carência de relevância e consistência. A lista primeiro se desmemoria e depois se estressa com a venda oferecida sem reciprocidade. A maneira mais rápida de você obter conteúdo atualizado, estruturado e valoroso para sua lista é investindo em cursos. Você ensina, enquanto aprende e se mantém atualizado. Um único vídeo de um curso como o iJumper fornece ideias para vários artigos, vídeos e postagens.

Overloading de informação se tornou um grande problema na Internet atual.

Cabe a cada um a decisão de escolher ou permanecer esquadrinhando a Internet em busca de um conhecimento gratuito e disperso, ou começar a investir em si mesmo, nem que seja aos poucos. Autossabotar-se na linha de raciocínio de que os empreendedores de sucesso só querem levar seu dinheiro é um equívoco, já que o empreendedorismo digital rende, e rende muito!

MANTENHA A LISTA SEMPRE ENXUTA

Quanto à evasão da lista, hoje já não me preocupo. Muitas pessoas assinam apenas por curiosidade ou para ganhar um ebook. Muitos a abandonam, e um ou outro deixa um comentário mal educado. Não se preocupe se isso acontecer com você. É completamente normal.

A quantidade de pessoas na lista influencia o custo para mantê-la. Esta é mais uma razão para deixá-la sempre enxuta e facilitar a saída das pessoas que não tem real interesse no nicho que você desenvolve. Hoje deixo o link de unsubscribe bem visível em cada email.

CONCENTRE-SE EM QUEM VOCÊ COLOCA NA LISTA, NÃO EM QUEM SAI

A gente precisa pensar como empresário, como empreendedor. A lista é, sem sombra de dúvida, o maior patrimônio do empreendedor digital. Ele deve prezar para que os leads que adentram a lista sejam os mais qualificados possíveis e a evasão seja mínima. Empreender é um negócio. O que você vai precisar é de buyers (compradores) e não deve ficar contando quem sai da lista, mas quem entra.

TRABALHE AS TAXAS

O Marketing Digital possibilita a criação de listas gigantes muito rapidamente. Isso atenua a questão da evasão. O trabalho do empreendedor é otimizar os percentuais de tráfego, CTR, leads, vendas, etc, e não diminuir quantidades absolutas de desistências.

Paradoxalmente, um dia você perceberá que, quanto mais gente sai da sua lista, mais dinheiro você está ganhando.

2 comentários em “Esses Caras Só Querem Nosso Dinheiro!”

  1. spans em e-mail, é um fato, que temos que acostumar, eu por exemplo recebo todos os dias
    muitos spans no meu e-mail, são vários e-mails com promessas de ganhar dinheiro de forma fácil, no inicio eu até abria uns e outros mais quando eu fiquei mais experiente no mundo dos negócios pela internet, eu estou vivo, eu não abro mais aqueles spans com promessas de Ficar rico da noite para o dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima