Pular para o conteúdo

Golpes nigerianos – Novas versões do infame golpe nigeriano circulam

[ad_1]

Você foi abordado por alguém da Nigéria pedindo ajuda para transferir dinheiro para fora do país? Em caso afirmativo, você é uma das milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo médicos, advogados, engenheiros e professores, que foram vítimas do que às vezes é chamado de “golpe da carta nigeriana” ou “golpe nigeriano de pagamento antecipado”. Embora tenha recebido o nome de “nigeriano”, esse golpe é internacional. A carta ou e-mail que você recebe também pode alegar ser de outro país.

Estima-se que os australianos estejam perdendo $ 2,5 milhões todos os meses devido a um golpe nigeriano!

Como funciona a fraude A fraude varia, mas geralmente você recebe uma carta ou, mais comumente, um fax ou e-mail com uma proposta comercial ou negócio.

A fraude na Nigéria geralmente envolve uma carta ou e-mail de uma pessoa do exterior alegando precisar de ajuda para transferir uma grande quantia em dinheiro. Eles geralmente se oferecem para fornecer uma parte significativa desse dinheiro em troca de detalhes da conta bancária.

Uma vez fisgado, você será solicitado a pagar todos os tipos de “taxas iniciais” (por exemplo, taxas alfandegárias, impostos, subornos, taxas legais) para facilitar a transferência.

Claro, não há riqueza para transferir e eles apenas usam os detalhes de sua conta bancária para roubar seu dinheiro arduamente ganho de sua conta.

Novas versões do infame golpe nigeriano se espalham por e-mail A carta fraudulenta da Nigéria está aparecendo em todo lugar usando nomes ligeiramente diferentes e diferentes histórias de golpes. Não importa o nome usado, a posição em que dizem estar ou a história que está sendo contada, essas ofertas de enriquecimento rápido são fraudes e só resultarão em perda de tempo e dinheiro, bem como na terrível sensação de conhecê-lo. fui enganado.

Abaixo listamos algumas das versões mais recentes do golpe nigeriano em circulação:

  1. Solicitação para usar uma conta bancária para depositar uma grande quantia em dinheiro. Esse golpe pede à vítima que permita que ela use sua conta bancária para que uma grande quantia de dinheiro possa ser depositada nela. O contato inicial com a vítima é feito por e-mail em massa. O dinheiro oferecido pode ser de uma conta bancária secreta, uma herança inesperada, um contrato governamental pago em excesso ou uma “quantia de dinheiro esquecida” deixada em um banco nigeriano. Em cada caso, antes que o dinheiro seja colocado na conta bancária das vítimas, uma série de taxas e encargos devem ser pagos antes que o dinheiro possa ser liberado, por exemplo. impostos, custas judiciais, etc. Ainda que a vítima efetue numerosos pagamentos a pessoas físicas em diferentes países, sempre há atrasos que impedem o envio do dinheiro e exigem novos pagamentos. Um elemento-chave desse golpe é que a vítima é obrigada a manter a transferência de dinheiro em segredo.
  2. Oportunidade de negócios. Uma empresa pode receber uma solicitação de um nigeriano se passando por funcionário do governo oferecendo uma oportunidade de participar de uma grande operação comercial na Nigéria. O exemplo mais comum está relacionado a projetos na indústria petrolífera nigeriana, embora outros exemplos tenham sido identificados na indústria de telecomunicações. A proposta teria um retorno financeiro muito grande e exigiria que a vítima financiasse parte do contrato nigeriano. Todos os pagamentos devem ser enviados por meio de agências de transferência de dinheiro, como a Western Union, para valores entre US$ 5.000 e US$ 10.000. Exemplos de solicitações para receber dinheiro incluem: taxas legais, impostos, taxas de transferência de dinheiro, etc. Em cada caso, o dinheiro precisará ser enviado para várias pessoas em diferentes países, como Benin, Togo, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido .
  3. Relacionamento on-line. Esse golpe visa vítimas que são atendidas por meio de sites de namoro online, salas de bate-papo ou serviços de mensagens instantâneas. O golpista pode apresentar uma variedade de cenários, incluindo: * Cidadão Australiano no Hospital Nigeriano – Um cenário típico começa com a vítima conversando online com um cidadão australiano que mora na Nigéria. A comunicação é interrompida abruptamente até que um “médico nigeriano” entre em contato, que diz que seu amigo sofreu um acidente de carro e precisa de dinheiro para pagar uma cirurgia de emergência. Uma vítima que deseja ajudar seu amigo começa a enviar dinheiro para a Nigéria por meio de um sistema de transferência de dinheiro como o Western Union e, à medida que cada quantia de dinheiro é enviada, é feita uma solicitação adicional de fundos adicionais. * romance na internet – Em um golpe de namoro online, o golpista afirma que quer ir para a Austrália, mas precisa de ajuda para pagar a passagem aérea, um visto ou um passaporte. Uma vez pagas essas despesas, o golpista exige mais dinheiro para pagar impostos locais, contas hospitalares da família e outras despesas. Em cada caso, o golpista afirma ter perdido um voo para a Austrália e pede que mais dinheiro seja enviado à Nigéria para pagar a passagem aérea. O golpista continua esse golpe até que a vítima fique sem dinheiro ou se recuse a enviar mais dinheiro para a Nigéria.
  4. Fraude em cheque/cartão de crédito. Esse golpe tem como alvo proprietários de pequenas empresas e indivíduos que foram pegos fazendo golpes online. Neste exemplo, o golpista solicita a entrega de mercadorias para ele na Nigéria e envia um cheque bancário para pagar as mercadorias. Um cheque é geralmente sacado de um banco estrangeiro por um valor superior ao valor das mercadorias e dos custos de frete. A vítima também paga todos os custos de envio e encaminhamento e envia o saldo para o golpista usando um sistema de transferência de dinheiro como o Western Union. Quando um cheque é depositado na conta bancária da vítima na Austrália, dependendo da qualidade da falsificação, ele pode primeiro passar pela inspeção. Isso dá à vítima a confiança de que o cheque é de bom valor, conforme declarado, e ela compra as mercadorias e as envia para a Nigéria. Algumas semanas depois, o cheque é falso e a vítima acaba arcando com o custo de toda a transação. A fraude de cartão de crédito envolve golpistas entrando em contato com empresas australianas e solicitando a compra de bens ou serviços. Os pedidos costumam ser significativamente maiores do que o que a empresa normalmente recebe e parecem uma surpresa financeira para o proprietário da empresa.
  5. Os provedores de acomodação são regularmente solicitados a fornecer ofertas para representantes nigerianos que desejam visitar Queensland por motivos de negócios e desejam reservar acomodações e instalações para conferências. Após fornecer uma cotação, o golpista fornece uma série de cartões de crédito para pagamento. Se o cartão não estiver ativo, serão fornecidos números de cartão de crédito alternativos. Após o pagamento, o golpista cancela a hospedagem e a conferência e solicita o reembolso por meio de um serviço de transferência de dinheiro como a Western Union. Depois que a empresa devolve o dinheiro, a administradora do cartão de crédito pode notificá-los de que as transações foram fraudulentas e a empresa deve devolver o dinheiro.

  6. Golpe de caridade. O golpe de caridade é diferente do outro golpe nigeriano, pois as vítimas não exigem nada em troca. Os fraudadores procuram vítimas em sites de igrejas e salas de bate-papo, procurando pessoas que fazem doações regulares para causas beneficentes específicas. O golpista se apresenta como um “reverendo” ou “pastor” que dirige um orfanato ou igreja e está procurando desesperadamente por fundos. Nenhum meio é fornecido para determinar se uma instituição de caridade realmente existe ou se uma pessoa que busca fundos é quem afirma ser.

O que você pode fazer?

  • Nunca responda.
  • Jogue a oferta no lixo ou apague a carta.
  • Não os encaminhe para seus amigos como eles sugerem, pois você só criará problemas para eles.
  • Nunca forneça o número da sua conta bancária ou outras informações pessoais a estranhos.
  • Se você for pego ou encontrar qualquer evidência do envolvimento da Austrália neste golpe, entre em contato com a polícia em seu estado ou território.

Não seja a última vítima desses golpistas

Eles não são apenas ilegais, mas também podem ser fatais, já que houve relatos infundados no passado de que pessoas com contas bancárias saudáveis ​​foram enviadas ao exterior de primeira classe para encontrar golpistas, apenas para serem imediatamente sequestradas e mantidas para resgate na chegada. . .

Quando a fraude ocorre no exterior, ela está fora de nossa jurisdição, portanto, o Escritório de Comércio Justo não pode investigar ou ajudar se você descobrir que perdeu seu dinheiro.

Os consumidores também estão sendo alertados para tomarem cuidado com outros tipos de golpes, incluindo pedidos falsos de doação, e-mails bancários falsos, loterias falsas, correntes, esquemas de pirâmide, esquemas de preenchimento de envelopes e golpes de cobrança.

Lembre-se de que, se isso parece bom demais para ser verdade, pode não ser verdade.

[ad_2]

Fonte: David Furlong

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.