No artigo Google Reader Será Desativado em 1º de Julho de 2013, noticiamos a extinção decretada do Google Reader e listamos algumas alternativas ao leitor de feeds. Bom, eu dei uma avaliada na lista de leitores de feeds que divulguei e os resultados foram bem decepcionantes. Segue abaixo as observações que fiz durante os testes. Todos eles deixam a desejar quanto à pesquisa, ponto crucial de um leitor de feeds.
Convém assinalar que, em vários deles, é necessário importar um arquivo OPML para transferir seus dados do Google Reader como assinaturas e favoritos. Não se grile com isso. Você pode também importar o arquivo XML de seu Google Reader que dará na mesma.
ALGUNS LEITORES DE FEEDS ALTERNATIVOS
À medida que fui testando os leitores, também fui classificando-os. A ordem do melhor para o pior é esta:
RSSOwl. Programa de desktop. Muito bom. Consegui importar todas as minhas assinaturas do Google Reader. O programa é rápido e há várias formas de visualização. A pesquisa é boa, buscando palavras-chave inclusive no corpo dos artigos. Você pode limitar a pesquisa ao título, autor, descrição, etc. Infelizmente o RSSOwl não mostra todos os artigos antigos dos blogs, limitando até certo período de tempo.
Feedly. Consegui carregar todas a minhas subscrições, mas foi através de permissão de acesso ao Google Reader (API) e não por importação. No lado esquerdo há três barrinhas onde você escolhe “ADD Website” e depois “Google Reader” para fazer o vínculo. No mesmo lugar, escolha a opção “ALL” para ver todos os seus feeds. Tem busca, mas não é tão boa quanto a do Google Reader.
Netvibes. Funcionou bem e possibilitou importar as assinaturas do Google Reader. Infelizmente não tem busca.
The Old Reader. Tentei importar o arquivo XML baixado do Google Reader e o Old Reader retornou a mensagem “Old Reader está indisponível”. Apenas uma parte dos feeds foram carregados. É um pouco lento.
FeedDemon. Roda no Desktop. Na instalação, já diz que é dependente do Internet Explorer. O que já é um ponto ruim. Não permite a visualização dos feeds fora do painel do programa. É muito lento. Não tem busca. É possível importar as assinaturas do Google Reader. Horrível.
Reeder. Somente para iPhone, iPad e Mac.
Skimr. Depois de importar o arquivo XML com as assinaturas, o site mostra a mensagem “seus feeds irão aparecer em minutos” e nada acontece. Você consegue cadastrar cada blog um por um, mas a interface é muito pobre e não possui funcionalidade nenhuma. Trata-se apenas de links para os artigos.
Pulse. Presta não. É engessado e não dá nem para incluir feeds.
Newsblur. As contas grátis estão suspensas. Deixei para lá!
A ESCOLHA DO DILVUGAR DINHEIRO
É o RSSOwl. Esse leitor de feeds traz várias boas qualidades do Google Reader, com a limitação na listagem dos artigos. As buscas também trazem resultados limitados. Realmente o Google Reader vai deixar saudade. Pelo menos por enquanto, não encontramos um leitor de feeds tão bom quanto ele. Aproveitemos os quatro meses que ainda restam.
E você? Será que você conhece um leitor de feeds tão bom quanto o Google Reader?
Google Reader Já Tem Sucessor?: Testamos algumas alternativas ao leitor de feeds Google Reader. Confira nossa … http://t.co/ba56LtJxJH
Muito bom o artigo, eu tava procurando em outros blogs informações sobre o Google reader e encontrei bastante informação aqui, você está de parabéns, muito sucesso pra você!
Olá, Alonsio. Obrigado pelo comentário. Muito sucesso para você também!
Valeu pelas dicas Valter, são de grande ajuda, obrigado.
Um abraço e sucesso pra você.
Olá, Anderson. Obrigado pelo comentário. Seja sempre bem-vindo.