Google Reader Já Tem Sucessor?

No artigo Google Reader Será Desativado em 1º de Julho de 2013, noticiamos a extinção decretada do Google Reader e listamos algumas alternativas ao leitor de feeds. Bom, eu dei uma avaliada na lista de leitores de feeds que divulguei e os resultados foram bem decepcionantes. Segue abaixo as observações que fiz durante os testes. Todos eles deixam a desejar quanto à pesquisa, ponto crucial de um leitor de feeds.

Convém assinalar que, em vários deles, é necessário importar um arquivo OPML para transferir seus dados do Google Reader como assinaturas e favoritos. Não se grile com isso. Você pode também importar o arquivo XML de seu Google Reader que dará na mesma.

rss-feed

ALGUNS LEITORES DE FEEDS ALTERNATIVOS

À medida que fui testando os leitores, também fui classificando-os. A ordem do melhor para o pior é esta:

RSSOwl. Programa de desktop. Muito bom. Consegui importar todas as minhas assinaturas do Google Reader. O programa é rápido e há várias formas de visualização. A pesquisa é boa, buscando palavras-chave inclusive no corpo dos artigos. Você pode limitar a pesquisa ao título, autor, descrição, etc. Infelizmente o RSSOwl não mostra todos os artigos antigos dos blogs, limitando até certo período de tempo.

Feedly. Consegui carregar todas a minhas subscrições, mas foi através de permissão de acesso ao Google Reader (API) e não por importação. No lado esquerdo há três barrinhas onde você escolhe “ADD Website” e depois “Google Reader” para fazer o vínculo. No mesmo lugar, escolha a opção “ALL” para ver todos os seus feeds. Tem busca, mas não é tão boa quanto a do Google Reader.

Netvibes. Funcionou bem e possibilitou importar as assinaturas do Google Reader. Infelizmente não tem busca.

The Old Reader. Tentei importar o arquivo XML baixado do Google Reader e o Old Reader retornou a mensagem “Old Reader está indisponível”. Apenas uma parte dos feeds foram carregados. É um pouco lento.

FeedDemon. Roda no Desktop. Na instalação, já diz que é dependente do Internet Explorer. O que já é um ponto ruim. Não permite a visualização dos feeds fora do painel do programa. É muito lento. Não tem busca. É possível importar as assinaturas do Google Reader. Horrível.

Reeder. Somente para iPhone, iPad e Mac.

Skimr. Depois de importar o arquivo XML com as assinaturas, o site mostra a mensagem “seus feeds irão aparecer em minutos” e nada acontece. Você consegue cadastrar cada blog um por um, mas a interface é muito pobre e não possui funcionalidade nenhuma. Trata-se apenas de links para os artigos.

Pulse. Presta não. É engessado e não dá nem para incluir feeds.

Newsblur. As contas grátis estão suspensas. Deixei para lá!

A ESCOLHA DO DILVUGAR DINHEIRO

rss owl

É o RSSOwl. Esse leitor de feeds traz várias boas qualidades do Google Reader, com a limitação na listagem dos artigos. As buscas também trazem resultados limitados. Realmente o Google Reader vai deixar saudade. Pelo menos por enquanto, não encontramos um leitor de feeds tão bom quanto ele. Aproveitemos os quatro meses que ainda restam.

E você? Será que você conhece um leitor de feeds tão bom quanto o Google Reader?


5 comentários em “Google Reader Já Tem Sucessor?”

  1. Muito bom o artigo, eu tava procurando em outros blogs informações sobre o Google reader e encontrei bastante informação aqui, você está de parabéns, muito sucesso pra você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima