Aprender pela experiência costuma ser desafiador (por vezes, frustrante), ainda mais quando você não sabe no que está se metendo. O empreendedorismo online é uma ciência recentíssima e que começou a se desenvolver nos últimos dez anos apenas.
Caso não queira passar pelos tropeços por que muitos empreendedores empíricos passaram, quando se arrojaram no mundo digital, preste bastante atenção nestes 12 princípios do empreendedorismo digital.
1. PONTO DE VISTA COMERCIAL CORRETO
Não empreenda para ganhar dinheiro, mas para solucionar os problemas das pessoas
Este é o princípio mestre. Não invista sua energia em vender rápido e muito. Esse tipo de atitude revela uma pessoa interesseira. Esforce-se em descobrir as dores e necessidades das pessoas e em indicar-lhes soluções. Elas pagarão para se livrarem de suas dores e lhe ficarão agradecidas por isso. Agir de forma correta lhe trará autoridade, solidez e longevidade comercial. Primeiro dê para depois receber.
2. MENTORIA
Sozinho você não vai conseguir gerar renda na Internet
Você precisa eleger um mentor. A definição de mentor é alguém que chegou onde você quer chegar. O cara mostra resultado, não papo-furado. Ele é capaz de te ensinar a chegar onde ele chegou. Conhece-se o mentor pelos seus resultados, seu conhecimento, seu networking e depoimentos dos alunos.
3. FOCO
Aquele que quer fazer tudo acaba não fazendo nada
Escolha um setor (serviços, produtos, infoprodutos…), escolha um modelo de empreendimento, eleja um mentor, exercite o modelo de empreendimento escolhido. Aquele que deseja fazer tudo acaba não fazendo nada. Direcione seu tempo e suas forças para uma coisa só (de preferência).
4. PRODUTIVIDADE
Empreendedor desorganizado sofre!
Organize sua agenda. Eleja algum método de gestão do tempo. Use ferramentas de produtividade. Organize-se. Seja disciplinado(a). Pare e primeiramente pense sobre o que você quer da vida: seus sonhos (materiais, emocionais, intelectuais e espirituais), seus objetivos, suas metas.
Ferramentas grátis indicadas: Wunderlist (tarefas), Google Agenda (compromissos), FreeMind (mapas mentais), Google Keep (notas e lembretes) e Google Contatos (contatos).
Artigos do blog sobre produtividade
5. OVERLOADING DE INFORMAÇÃO
O excesso de informação aniquila o sonho do empreendedor digital
Se você ceder à tentação de seguir mais de um mentor, fique com três no máximo. Eles vão afogar você em informação. O excesso vai te fazer mais consumir do que produzir conteúdo. Você corre o risco de se tornar o eterno estudante. Seu tempo não será suficiente para o consumo e produção da informação ou para colocar foco no modelo de empreendimento escolhido. O tempo é realmente muito precioso e deve ser investido naquilo que gera resultados para você. O resto é colateral, trivial e circunstancial.
6. AÇÃO E EXECUÇÃO
Se você não aplica o que aprende, então não sai do lugar
Ponha em prática os ensinamentos do seu mentor. Não fique só consumindo informação. Evite comprar mais de um curso ao mesmo tempo. Estude e pratique o que foi ensinado. Feito é melhor do que perfeito.
7. PERSISTÊNCIA
Pessoas imediatistas geralmente sucumbem à desistência
Os resultados costumam demorar algum tempo no empreendedorismo digital, já que precisamos levar em conta a curva de aprendizagem e o estabelecimento do negócio online, que pode demorar alguns meses o mesmo um ano. Persista, pois a insistência é uma qualidade comum nas pessoas que obtiveram sucesso nesse campo.
8. NETWORKING
Se quer ir rápido, vá só; se quer ir longe, vá acompanhado
Interaja com os outros empreendedores de sua área de atuação. Isso alavancará seu negócio, criará sinergia e ampliará seus horizontes. Ser apresentado para a audiência de outro empreendedor (e apresentá-lo à sua) é uma das formas mais rápidas de impulsionar seu negócio e vivificar seu mercado.
9. MARKETING DIGITAL
Você vai ter que adquirir intimidade com o marketing
As regras do marketing tradicional já foram adaptadas para o Marketing Digital. Seu mentor irá lhe repassar técnicas de Marketing Digital, quer ele queira, quer não. Interesse-se por Marketing Digital (público-alvo, tráfego, relacionamento, conversões e análise). Você irá precisar.
10. FERRAMENTAS
Você não vai conseguir evitar de ter que aprender a usar algumas ferramentas
Não adianta espernear! Uma hora, você estará fazendo uma imagem no Powerpoint. Outra hora, estará fazendo a captura da imagem. Depois precisará editar um vídeo. Precisará também usar uma ferramenta para gerenciar seu blog. Talvez precise de uma solução de email marketing. Em suma, prepare-se! Você terá que aprender a usar várias ferramentas em sua trajetória como empreendedor online. Reclamar que é difícil aprendê-las não resolve nada, apenas cria crenças limitantes em sua mente. Saiba, porém, que todas elas se tornam fáceis de manusear, após repetido uso. É como aprender a andar de bicicleta.
11. INVESTIMENTO
Você não vai conseguir montar um negócio online a custo zero
É necessário um mínimo de investimento para começar a atuar como empreendedor online, nem que sejam alguns poucos reais para uma hospedagem ou para comprar alguns anúncios. Abandone o tabu do “mão de vaca” desconfiado.
12. FRAGMENTAÇÃO DAS FONTES DE CONHECIMENTO
Seus mentores não saberão tudo
A Internet é um mosaico de informação. O conhecimento está fragmentado na Web. Seu mentor não terá todas as respostas e você não deve fazer corpo mole para encontrá-las. Não deixe a situação te dominar. Domine a situação, preencha as lacunas. Está aí o “São Google” pra te ajudar.
Até a próxima!