Pular para o conteúdo

Trabalhar em casa – sua vida pessoal está afetando sua vida profissional?

[ad_1]

Uma das melhores coisas de ter seu próprio negócio é que você tem controle total sobre onde e quando trabalha e, para alguns, trabalhar em casa é a epítome desses benefícios. Mas tão bom quanto trabalhar em casa soa no papel (chega de lavar roupas de madrugada!), Pode ser difícil de ajustar na prática. Há uma certa curva de aprendizado associada a estar repentinamente no controle de como seu tempo é estruturado – pense nisso como se mudar para a faculdade, onde de repente você tem que se repreender para fazer sua lição de casa em vez de seus pais lembrá-lo sobre isso.

Obviamente, trabalhar em casa não pode ser comparado a tarefas domésticas; você provavelmente tem muito mais responsabilidades pessoais do que no ensino médio ou na faculdade – filhos, animais de estimação, tarefas domésticas, mais tempo, etc. – e essas importantes prioridades fora do trabalho se combinam para criar grandes distrações para você. E você não trabalha para tirar uma boa nota, você trabalha para ganhar a vida.

Quando seu trabalho e sua vida pessoal estão centrados principalmente no mesmo lugar, como você pode separá-los para que possa continuar a apoiar efetivamente ambos? Com alguns truques mentais, você pode reconectar seu cérebro para que possa alternar do “tempo de descanso” para o “tempo de trabalho” sempre que precisar. Veja como.

Separe o home office da sua casa.

Faça deste seu mantra: Seu local de trabalho não é seu espaço de vida. Voltando à analogia do dever de casa, se você estiver fazendo o dever de casa na cama, é provável que aconteça uma de duas coisas: sua concentração no trabalho será prejudicada porque seu cérebro está se preparando para dormir ou seu sono será prejudicado porque seu cérebro está preparando para dormir. Você não pode deixar de trabalhar quando é hora de ir para a cama. Idealmente, você nem consegue ver sua mesa do sofá ou da cama e vice-versa.

Claro, nem todo mundo tem um quarto vago – e se você trabalhar com um espaço aberto? Sem problemas. Quando me mudei para o meu estúdio, simplesmente escolhi um canto do estúdio com a melhor luz natural e o isolei com algumas estantes. É como se fosse meu cubículo pessoal, só que não preciso usar sapatos!

Maximize seu espaço de trabalho.

Embora o conforto em casa seja ótimo, você busca a conveniência no escritório. Invista em coisas que vão te ajudar a acelerar o seu tempo: certifique-se de que tudo o que você usa com frequência esteja à mão. Compre um arquivo e gaste o tempo necessário organizando. Seu negócio doméstico pode ser pequeno agora, mas você deve estruturar sua infraestrutura organizacional para que, se o negócio subir, você não precise se preocupar em categorizar documentos antigos e não classificados e abrir espaço para novos clientes ou clientes. Para obter ajuda com esta tarefa complicada, mas factível, confira este ótimo artigo de Empreendedor para organização.

Lembre-se: você está no controle total do seu ambiente. Só porque seu espaço de trabalho precisa ser organizado, não significa que ele deva parecer uma sala de espera de dentista. Tire a tinta! Se você achar difícil desligar o diálogo interno, cerque-se de azul frio para ajudá-lo a se concentrar. Se você não é uma pessoa matinal e está experimentando, escolha cores vivas que o façam se sentir energizado. Se você está alugando um apartamento e não tem permissão para pintar, experimente cortinas ou tapeçarias. Pendure uma foto de algo que o lembre por que você é apaixonado pelo que faz. O que quer que o motive e o ajude a se concentrar, faça.

Minimize as distrações que você não pode eliminar.

Forças além do seu controle conspiram contra você. Por exemplo, quando tiro meus fones de ouvido e escuto por um momento o mundo ao meu redor, ouço um limpa-neve limpando as calçadas, minha geladeira zumbe, um caminhão dá a partida lá fora, pelo menos dois cachorros vizinhos latem e meu próprio cachorro leva um grande interesse na causa do ruído. Por sorte, tudo que consigo ouvir nos fones de ouvido é Brian Eno, uma distração instantânea.

Certifique-se de que tudo em sua mesa tenha um motivo para estar ali – lápis, abajur, telefone, calendário, livros de referência e assim por diante. Reserve alguns minutos para avaliar cuidadosamente os objetos que o cercam; se você não tocou no item na semana passada, sua mesa não é seu verdadeiro lar. Encontre outro lugar para ele que esteja fora de vista e fora de sua mente.

Defina seus limites e cumpra-os.

Às vezes, amigos e familiares podem destacar o aspecto “doméstico” de trabalhar em casa enquanto ouvem o “trabalho” com ouvidos surdos; você precisa lembrá-los de que seu home office não é sua casa, é seu escritório. Deixe as pessoas saberem quando você está no relógio (mesmo que seja o seu próprio relógio) e diga-lhes com firmeza que, embora você esteja feliz por estar disponível em seu tempo livre, o horário comercial é para o trabalho. Se seus entes queridos ainda não entenderem isso, pergunte se eles o interromperiam durante o dia se você estivesse no escritório com outros colegas. A única diferença é a localização (e o fato de você não usar sapatos).

Nesse sentido, é importante que você defina seus limites não apenas para seus entes queridos, mas também para si mesmo. Escolha qualquer relógio que se adapte ao seu ritmo circadiano pessoal e práticas de trabalho. Se você é uma cotovia, pegue-o. Se suas melhores horas de produtividade são à noite, não há problema. Faça o que fizer, certifique-se de assumir a responsabilidade não apenas por começar o trabalho no horário e cumprir as horas, mas também por mudar para sua vida pessoal depois do trabalho. Sempre que achar que seu dia acabou, troque de roupa, faça o jantar e relaxe. Você trabalha em casa, mas isso não significa que tenha que levar o trabalho para casa. Parabenize-se por um trabalho bem feito e pare para o dia. Sempre há amanhã.

[ad_2]

Fonte: Sarah Kolb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.