Como Perder Tempo na Internet #5: Overloading e Procrastinação

Quando você decide ir, acaba não indo. Quando vai, não sai do lugar. Isso é procrastinação e overloading de informação.

Veja como esses males fazem você perder tempo na Internet.

OVERLOADING E PARÁLISE

Overloading, ou sobrecarga, é o consumo descontrolado de informação. Parálise (sinônimo de paralisia) é a inação causada pela eterna análise da informação. A conhecida frase “informação sem ação é ilusão” explica bem esses dois conceitos. Falta de foco é outro nome que se dá isso.

ANTES NÃO TINHA INFORMAÇÃO, AGORA TEM DEMAIS!

Essa sobrecarga e essa improficiência são dois males da Era da Informação. Há poucos anos atrás, quase não havia informação na Web.

Hoje há informação demais. Desde o advento da Web 2.0, após o estouro da bolha pontocom, a produção de informação explodiu.

FAZER CURSOS É UM BOA FORMA DE FUGIR DO OVERLOADING

As mudanças no mundo digital de hoje ocorrem em velocidade desmedida. Você não pode se dar ao luxo de ficar esquadrinhando informação na Web, quando pode investir algum dinheiro em cursos que já trazem essa informação triada e estruturada.

Geralmente o preço pago por um inforcurso compensa muito mais do que se aventurar na densa floresta de informação da Internet.

Vender informação de valor tornou-se um mercado gigantesco na Web. E você deve aprender a se inserir nesse mercado, se não quiser ficar pra trás.

FEITO É MELHOR QUE PERFEITO

Overloading, parálise e falta de foco são maneiras calamitosas de perder tempo na Internet. Cuidado para não despender meses ou anos tentando criar um negócio online. Isso pode te desanimar e te fazer descrente do potencial gerador de liberdade financeira e temporal que a Internet oferece e já consagrou.

 “Feito é melhor do que perfeito” é uma frase que surgiu no Marketing Digital e que funciona como um antídoto para quem sofre dos males aqui expostos. Invista algum tempo e dinheiro em conhecimento, e não se esqueça de agir com foco. [Saber mais]

FALTA DE SONHOS, OBJETIVOS E METAS

Você não sabe o que quer, você não sabe o que fazer, você não sabe quando fazer, você não sabe como fazer. Isso é pior do que perder tempo na Internet: é perder tempo na vida.

O tempo não espera e a inércia é o estado natural da mente. Você é que deve dizer à sua mente o que desejar, o que fazer e como fazer.

A AÇÃO É O MIOLO DO TEMPO

O importante é agir. A ação é o miolo do tempo. Sem ela, a inércia temporal segue vazia. As ações, porém, devem conduzir sua vida à realização dos seus sonhos.

PEQUENAS AÇÕES, GRANDES REALIZAÇÕES

Além disso, nossas ações são instantâneas (no máximo horárias); elas não são anuais, mensais, semanais ou diárias.

Por isso, os sonhos devem ser moídos em partículas executáveis dentro do tempo para que, no final, o mosaico delas crie um sonho inteiro.

METAS E OBJETIVOS: AS CÉLULAS DOS SONHOS

A realização de um sonho resume-se a atingir um ou vários objetivos.  Por exemplo, para algumas mulheres, o sonho de se tornar desejada destrincha-se em objetivos do tipo “ser magra”, “ser articulada”, “ser interessante”, etc.

O objetivo “ser magra” pode ser destrinchado em metas mensais do tipo “perder 2Kg por mês” ou em metas semanais do tipo “perder 500g por semana”. Metas são células de objetivos. Objetivos são células de sonhos.

PLANEJE PARA AGIR

Você precisa ter um plano manifestado em sonhos, objetivos e metas. Um plano seu!

Não há regras rígidas para isso. Escreva alguma coisa no papel e deixe em um lugar onde você sempre veja. Se há duas coisas em que vale à pena investir os primeiros anos de nossas vidas, estas são o planejamento e a ação.

Planeje e aja. Isso vai te economizar um tempo enorme de sua vida. Apenas não se esqueça de que o plano de uma vida engloba as esferas material, emocional, social, intelectual e espiritual. [Saber mais]

PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar é “deixar pra depois”.

A Internet é um cabaré de procrastinação com todo tipo de distrações possíveis. Emails, redes sociais, jornais, sites de humor, vídeos, tudo nela é “interessante” e passível de te fazer perder muito (mas muito!) tempo.

VOCÊ PROCRASTINA DE DENTRO PRA FORA

Mas, como mostra este vídeo, a procrastinação independe da Internet para ocorrer. Ela é um mau hábito adquirido pela pessoa.

Fazer tudo, sem fazer nada.

Você decidiu que quer ganhar dinheiro na Internet; senta-se em frente ao computador e faz tudo, menos envolver-se com as atividades que te levarão a atingir seu objetivo.

Ou você não tem a mínima ideia do que fazer, ou sabe o que fazer, mas não faz. Esse último caso chama-se autossabotagem.

AS BASES DA PROCRASTINAÇÃO: FALTA DE ORGANIZAÇÃO, OBJETIVOS E METAS

A procrastinação está ligada a dois vícios fatais: desorganização e falta de objetivos e metas. Você não precisa ser perfeito nesses dois aspectos, mas necessita:

  • ter um mínimo de organização (especialmente quanto ao uso do tempo),
  • delimitar seu nicho de atuação (um índice dos conteúdos que você irá abordar resolve isso) e
  • estabelecer seus objetivos e metas (isto é, saber com que atividades você estará ocupado diariamente, semanalmente, mensalmente e listar os projetos atuais e futuros que pretendem desenvolver).

CALENDÁRIO, ÍNDICE E LISTA: ADEUS, PROCRASTINAÇÃO!

Há três coisas que você precisa “ver com os olhos” e “tocar com as mãos” todos os dias: i) o calendário com o que você tem a fazer, ii) o índice dos conteúdos que você desenvolve e iii) a lista de suas atividades diárias, semanais e cíclicas.

Eu uso um calendário simples de papel, fiz meu índice no Word e escrevi minhas atividades em um planilha do Excel. O FreeMind é gratuito e muito bom para construir mapas mentais. 

CONCLUSÃO

Overloading de informação, procrastinação, falta de metas e objetivos são mais vícios do sujeito do que condições externas que fazem perder tempo na Internet.

A vitória sobre esses vícios estão ligados ao estabelecimento de um plano que organize a vida. A ação é o miolo do tempo, por isso não saber o que se deve fazer a cada momento é o que gera o tempo perdido.

Você já se deu conta da importância de se ter sonhos, planos, objetivos e metas na vida? Qual é sua opinião sobre isso? Compartilhe o que você pensa nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima