Pular para o conteúdo

Lucro adicional: a magia dos descontos na hora de comprar

[ad_1]

Usar descontos nas compras é a chave para o sucesso em qualquer economia. Misturar “boas práticas de negócios”, uma pitada de “reforço das relações com fornecedores” e um grão de “lucro” cria um prato que certamente aumentará seus resultados. Se sua empresa ainda não está fazendo isso, pagar faturas de fornecedores com antecedência suficiente para aproveitar os descontos nas compras é uma maneira rápida e fácil de chegar ao próximo nível.

O QUE É UM DESCONTO DE COMPRA?

Um desconto de compra é o dinheiro debitado da conta de um fornecedor quando pago dentro de um período de tempo especificado. Os descontos geralmente são expressos como uma porcentagem, sendo 1% o mais comumente usado, com taxas de 0,5%, 1,5% e 2% sendo usadas como prática padrão. Assim, uma fatura de $ 100 custará à sua empresa apenas $ 99 se o fornecedor oferecer um desconto de 1% e seu departamento de contabilidade pagar a fatura dentro do período de desconto. A maioria dos provedores que oferecem condições de crédito permite que você pague sua conta em 30 dias, o que no jargão comercial é expresso como “Net 30”. Se um fornecedor oferecer aos seus clientes um desconto de 1% no pagamento dentro de 10 dias, isso será expresso como “1% 10 Net 30”. Portanto, “1,5% 15 net 45” significa que a fatura deve ser paga em 45 dias, mas o fornecedor permitirá que você retire 1,5% da fatura se pagar em 15 dias.

Outra variação é a expressão dos termos do empréstimo como datas em um calendário. Portanto, “2% 5º líquido 25” significa que a fatura vence no dia 25 do mês, mas um desconto de 2% é oferecido se a fatura for paga antes do dia 5 do mês.

VOCÊ INVESTIR O DINHEIRO DA SUA EMPRESA PARA 18% DE RENDA?

Um argumento típico contra o uso de descontos nas compras é o valor do dinheiro em caixa. Você pode argumentar que manter o dinheiro em sua empresa por mais tempo supera em muito o escasso 1% gerado por um desconto na compra. A matemática mostra o contrário. Tomemos, por exemplo, os termos de empréstimo mais comuns 1% 10 Net 30. Lembre-se de que isso oferece um desconto de 1% se você pagar 20 dias antes do ciclo. Observe, no entanto, que os bancos listam seus ganhos com base na taxa de retorno percentual anual (APY), não em uma taxa de 20 dias. O cálculo de um investimento de 20 dias em termos APY começa dividindo-se por um período de 360 ​​dias (conhecido como o ano do banqueiro). Uma divisão simples de 360/20 é igual a 18, mostrando que o desconto real “vale” 18 vezes seu valor de face. Assim, uma taxa de desconto de 1% dá o equivalente a 18% ao ano.

COMO SUA EMPRESA PODE ENTENDER ISSO?

A beleza de usar descontos de compra, se você ainda não o fez, é como é fácil começar. Pense em como você está fazendo negócios agora. Muito provavelmente, o departamento de contabilidade paga seus fornecedores todos os meses. Não mude isso! Pague a cada 30 dias – basta começar a pagar durante o período de desconto. Por exemplo, se o seu fornecedor oferece condições de crédito de 1,5% no dia 7, líquido no dia 27, você normalmente pagaria até o dia 27 de cada mês se administrar um negócio respeitável. O pagamento será reenviado 30 dias depois, no dia 27, e assim sucessivamente, mês a mês. Aproveite o desconto na compra pagando no dia 7 de cada mês em vez de pagar no dia 27 de cada mês. Será um pouco complicado na primeira vez, pois você terá que pagar no dia 27 deste mês e novamente cerca de 10 dias depois, no dia 7 do próximo mês. Mas esta é uma mudança processual única. Depois dessa dor de curto prazo, você percebeu os benefícios de longo prazo para sua empresa. Além do mais, sua empresa voltou a um cronograma de pagamento mensal, agora pagando no dia 7 de cada mês em vez do dia 27.

Embora o empréstimo de uma linha de crédito ou cartão de crédito deva ser usado apenas como último recurso, você deve se perguntar se vale a pena pagar 4,75% APR (linha de crédito média) ou 12% APR (taxa média de cartão de crédito) para economizar 18 %APY.

OS TERMOS E CONDIÇÕES DO EMPRÉSTIMO SÃO CONTRATUAIS?

Os termos do empréstimo são absolutamente negociáveis! Dependendo do seu volume e fidelidade com o fornecedor, você pode negociar uma taxa de desconto especial para sua empresa. Um desconto de 3% é incrivelmente raro. Um desconto de 2%, no entanto, não é excluído para clientes muito fiéis. Você não saberá até que pergunte!

POR QUE OS FORNECEDORES OFERECEM DESCONTOS?

O dinheiro é fundamental para qualquer negócio, não apenas para o seu. Os fornecedores também são um negócio. Eles precisam de dinheiro para pagar seus salários, pagar suas contas de água e manter as luzes acesas. Seu modelo de fluxo de caixa é ainda mais complicado pelo número de empresas que fecham, declaram falência ou simplesmente não pagam no prazo. Portanto, eles estão dispostos a oferecer à sua empresa um incentivo para garantir que o dinheiro entre em suas contas bancárias para que possam pagar suas contas.

COMO OS DESCONTOS DE COMPRA LUCRAM?

De acordo com as regras contábeis (conhecidas como “Princípios Contábeis Geralmente Aceitos” ou “GAAP”), os descontos de compra são um número “top line” e são tratados como receita. No entanto, ao contrário de outras receitas, cada centavo da receita de desconto de compra vai diretamente para um “resultado” conhecido como lucro líquido. Você não precisa de um diploma de contabilidade para entender esse fenômeno.

Simplificando, a partir da demonstração de resultados atual da sua empresa (demonstração de renda), o fluxo do dólar se parece com isso. A receita vem de seus clientes (a “linha superior”). Os custos diretos, como mão de obra e materiais, são subtraídos da receita para chegar ao lucro bruto (a “Linha intermediária”). Os custos indiretos, como telefones celulares, iluminação, seguros, pessoal de escritório, etc., são subtraídos da receita bruta para calcular a receita líquida (o “total”).

Com isso em mente, adicione o fluxo de receita adicional de descontos de compra à demonstração de resultados como receita. Pagamentos antecipados a fornecedores não estão associados a custos diretos adicionais; então ele passa pela parte de custo direto da declaração até o lucro bruto. Da mesma forma, não há custos indiretos adicionais associados ao pagamento antecipado; Assim, o valor do desconto na compra vai direto para a linha “Lucro líquido”.

QUANTO LUCRO?

Mesmo as pequenas empresas podem medir seu valor agregado em milhares de dólares com essa simples mudança na política de pagamento. Não é incomum que uma pequena empresa de 10 a 20 funcionários tenha uma receita anual de US$ 1 milhão. Como os materiais representam uma média de 40% da receita em muitos setores, os custos anuais médios de materiais de sua empresa serão de cerca de US$ 400.000. Portanto, um desconto de 1% recebido por um ano inteiro gera um retorno de $ 4.000 em lucro recém-descoberto! Se suas compras de material forem maiores ou se a taxa de desconto que você negociar for melhor, o impacto nos resultados será muito maior. Além disso, quando você considera que esse dinheiro “antes escondido, mas agora encontrado” é gerado ano após ano, fazendo uma mudança única de 20 dias na política de pagamento, os resultados são surpreendentes. Como um bônus adicional, seus fornecedores rapidamente o levarão alguns pontos acima em sua “lista de melhores clientes”.

Uma simples atualização para usar descontos na compra hoje permitirá que sua empresa gere lucros adicionais, fortaleça relacionamentos com fornecedores e se beneficie das melhores práticas corporativas nos próximos anos.

[ad_2]

Fonte: Christian D. Malesic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.