Como Gerar Conteúdo de Qualidade e Leitores Fidelizados

Se você está buscando apenas ganhar dinheiro rapidamente pela Internet, a recomendação é que você trabalhe com anúncios pagos. Por exemplo, tornando-se afiliado de um bom infoproduto e utilizando os anúncios do Google Ads para promovê-lo. Você não terá que criar tanto conteúdo nesse caso. No final da página Treinamento deste blog, damos uma sugestão desse tipo.

Se seu objetivo, porém, é montar um Funil de Marketing e colocá-lo funcionando no automático, você deverá aprender a gerar conteúdo de forma eficaz. O conteúdo é o que vai dar vida às etapas do funil: o topo, o meio e o fundo.

Você vai usar conteúdo para atrair pessoas no Topo do Funil, capturar seus emails e relacionar-se com elas no Meio do Funil e vender para elas no Fundo do Funil. Alia-se ao conteúdo, a persuasão ou copywriting, principalmente nas vendas.

DEFINA SEU NICHO, ESTUDE O NICHO, GERE CONTEÚDO PARA ELE

Você não conseguirá gerar conteúdo de qualidade e de forma eficiente, sem 1) pesquisar seu nicho de mercado, mantendo-se atualizado, 2) definir seu nicho e 3) estabelecer um calendário de publicação.

A pesquisa (ou estudo) vai informar você a respeito das novidades, inovações e acontecimentos recentes do nicho que você explora para que você não se torne anacrônico. Quanto mais você lê sobre seu nicho, mais você entende do que ele está precisando. O iniciante, principalmente, deve pesquisar bastante sobre seu nicho.

O nicho é o lastro orientador e germinador de ideias para seu conteúdo, servindo também para conscientizar seu leitor sobre a proposta de seu trabalho.

O calendário é a ferramenta que impedirá sua ineficiência, ócio e má utilização do tempo. É organização.

Vamos agora expor a visão geral sobre produção de conteúdo, isto é, geração de conteúdo de qualidade e relevância e também da fidelização do público leitor.

COMO GERAR CONTEÚDO DE QUALIDADE E RELEVANTE

O conteúdo deve ser relevante para o leitor e ter qualidade para o leitor.

Conteúdo desse tipo sempre procura resolver um ou mais problemas do visitante. É o conteúdo que tira as dores do leitor ou aponta um caminho para que ele a alivie. Quem não é grato a quem tirar suas dores? “Dor” se refere à qualquer incômodo, seja material, físico, emocional ou psicológico.

O bom conteúdo também faz avançar a discussão sobre determinado tema. Traz boas ideias e revela oportunidades não percebidas.

O conteúdo útil está em harmonia com a conjuntura atual de seu mercado e se preocupa em levá-lo a um patamar mais avançado ou, no mínimo, manter o patamar atual.

BLOGUEIRO? PRODUZA ARTIGOS DIARIAMENTE

Os blogs são os pivôs da geração de conteúdo. Eles são entidades naturais da Web 2.0. Blogs são grandes geradores de tráfego e recebem aplausos de empresas, pessoas e mecanismos de busca devido à sua eficiência e baixo custo.

Se você deseja obter tráfego barato e relevante, então escreva artigos relevantes e de qualidade todos os dias para seu público alvo.

É por isso que você faz a pesquisa, o estudo: pra entender o que os demais empreendedores do nicho estão falando e pra saber do que o público está precisando. Sabendo disso, você vai gerar somente conteúdo relevante.

Houve uma época, em que eu fazia pesquisas de blogueiro sem parar. Isso me dava tanta ideia de novos conteúdos relevantes e de qualidade, que eu não sabia se ia ter tempo de escrevê-los. Percebi que as próprias pesquisas eram os conteúdos. Faça o teste para você ver!

DOMINE AS PALAVRAS-CHAVE DE SEU NICHO

De que adianta receber visitas de gatos, se você vende cenouras? Você estava esperando coelhos e lebres, não é?

gato comer comendo cenoura dieta forçada

Não é suficiente apenas gerar grandes quantidades de visitantes para consumir seu conteúdo. É importante também trazer as pessoas certas. Se você planta flores em seu jardim, virão borboletas. Se planta milho, virão gafanhotos. Você não precisa de curiosos e paraquedistas caindo em seu site ou blog.

O que regula isso são as palavras-chave. As palavras que você utilizar em seu blog, redes sociais, títulos e descrições de vídeos, trarão o público que pesquisou por aquelas palavras nos motores de busca.

Utilizando o planejador de palavras-chave do Google Ads ou outra ferramenta similar, você consegue saber o que as pessoas estão buscando na Internet e em qual quantidade. Aprenda urgentemente a usar essa ferramenta. É de graça, basta ter uma conta no Google (Gmail, Youtube ou outra. Se bem que a conta certa que você deve ter é de Google Ads). Além disso, ela te fornece ideias de palavras-chave correlatas.

É uma mecanismo simples. Contudo, não fique bitolado em escrever somente para os motores de busca. Escreva primeiramente para seres humanos.

COMPARTILHE SEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais possuem o poder do compartilhamento e disseminam qualquer conteúdo de forma viral. Elas permitem a propagação de seu conteúdo de forma alavancada, além de manter seu público atualizado a respeito de suas publicações.

As pessoas gostam das redes sociais porque suas publicações acontecem em tempo real, são cômodas e divertidas. Aliás, elas pesquisam na Internet por três motivos: para se informar, para se entreter e para interagir com outras pessoas.

No Facebook, as imagens são os conteúdos mais compartilhados porque transmitem a mensagem instantaneamente e não desperdiçam o tempo do leitor. Por isso é importante que você domine alguma ferramenta de edição, nem que seja o Powerpoint. O Canva é grátis e é muito bom.

Use algum programa de captura e aprenda um editor de imagens.

Curta a página de fãs do blog Divulgar Dinheiro no Facebook.

APRENDA A GERAR CONTEÚDO AUDIOVISUAL

Deixe a vergonha de lado e grave vídeos. Seja cara de pau! Somente os vídeos conseguem capturar dois sentidos do leitor: a visão e a audição.

Eles indexam bem nos mecanismos de busca, como o Google, e possuem grande potencial para gerar tráfego.

Vídeos curtos e tutoriais são muito apreciados, mas os vídeos de longa duração também, quando contêm material relevante (as pessoas pensam muito antes de investir 30 minutos ou 1 hora de seu tempo assistindo a um vídeo).

Os melhores formatos são os tutoriais, as entrevistas e os “perguntas-e-respostas“.

Assine nosso canal no Youtube.

CRIE EBOOKS QUE FIDELIZAM

Pelo menos um ebook de respeito você terá que criar para doar em troca de emails para sua lista de assinantes.

Há alguns blogueiros que utilizam vídeos para isso, mas o ebook é o conteúdo clássico.

Não crie somente um ebook, mas vários ebooks e doe todos em troca de subscrições. Isso cria uma credibilidade estrondosa frente ao leitor.

Venda-os se desejar, mas ebooks para fins de ganhar dinheiro precisam ser muito bons mesmo.

ebook grátis internet marketing em 8 passos
Um dos primeros ebooks do DivulgarDinheiro.com

CONHEÇA OUTROS TIPOS DE CONTEÚDO

Não interessa: se gera tráfego, então é conteúdo que vale a pena ser criado. Imagens (Flickr), podcasts (veja o excelente caso do Mestrecast), Soundcloud, apresentações (Prezi, Slideshare) e PPS, são todos bem vindos.

OTIMIZE SEU CONTEÚDO PARA OS DISPOSITIVOS MÓVEIS

A Internet saltou da tela do PC para um mosaico de minitelas de iPads, iPhones, Smartphones e correlatos. Isso só cresce, cresce e cresce.

Duas perguntas que você deve fazer: 1) seu blog está sendo visualizado corretamente nos dispositivos móveis? 2) seus blog não está demasiadamente pesado para rodar em um dispositivo móvel?

APRENDA A FIDELIZAR SEU PÚBLICO LEITOR

Seu público fiel consome seu conteúdo, volta para consumir, compartilha suas matérias, comenta seus artigos, engaja com seu blog e ainda compra de você.

Óbvio que seu leitor fiel é mais importante do que os novos visitantes e os paraquedistas. A produção de conteúdo deve estar voltada primeiramente para o público fiel. Ouça-o.

OBTENHA EFICIÊNCIA COM O CALENDÁRIO

Conhecimento sem ação é ilusão. Como você vai produzir conteúdo sem determinar o que fazer e quando fazer? Que dia e a que horas você vai pesquisar na Internet? Pesquisar o quê? Qual tema? Qual é a sua ideia para o artigo de amanhã? E depois de amanhã? Você vai fazer um vídeo? Qual o script a seguir?

Um empreendedor digital deve pensar como um editor pensa e também ter tudo planejado para três meses à frente (ou pelo menos para um mês à frente).

Se você senta diante do computador e as primeiras tarefas que executa são ler emails, navegar no Facebook e ficar levantando toda hora, então alguma coisa está errada.

Passadas as etapas iniciais, seu primeiro compromisso será sempre com a produção de seu conteúdo. Mas esteja alerta: geração de conteúdo demanda tempo. Se você trabalha sozinho, sem equipe, isso pode te escravizar. Se o conteúdo que você produz não está lhe dando retorno, mesmo que ele seja bom, então repense seus objetivos e estratégias. [+]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima